Propus separação, mas ele (a) não aceita. O que fazer?

Por Eduardo Yabusaki

Por mais que se tente todos os esforços para um entendimento e resolução das dificuldades dentro de um relacionamento, ainda assim, isso pode ser inviável e chegar ao extremo de não se suportar mais a convivência difícil, evidenciando a necessidade da separação.

Continua após publicidade

Entretanto, por mais que isso se torne claro entre o par, não significa que acontecerá de forma fluída e sensata. Afinal, terminar um relacionamento significa finalizar vínculos afetivos e emocionais que conduziram o relacionamento pelo tempo que ele durou.

Muitas vezes é neste momento que as pessoas se dão conta de que tudo envolvido, desde os mais profundos sentimentos, e até mesmo situações e circunstâncias cotidianas de convivência, deixarão de existir; e, desfazer-se disso tudo, pode não ser uma tarefa tão simples.

Há pessoas que só se dão conta do tanto que a pessoa significa para ela, frente à possibilidade da falta dela, o que por vezes pode ser tarde demais, pois o estrago provocado pode ser tão grande que o resgate ou a recuperação se torna impossível devido à tamanha mágoa ou ressentimento provocado pelos conflitos vividos.

Continua após publicidade

Na dificuldade de aceitação da separação por uma das partes, e na verdadeira impossibilidade de reconciliação, é importante pensar quais podem ser as melhores condições para que ambos possam sair da relação menos machucados, isso  dentro do possível.

Sabemos o quanto o término de um relacionamento gera sentimentos negativos, como mágoa, decepção ou mesmo fracasso e angústia. Portanto, se o fim do relacionamento for inevitável, procure cuidar de alguns aspectos que seguem:

1. Por mais difícil que a separação seja ou possa parecer o fim do mundo e, se todas as tentativas foram feitas e a pessoa com quem conviveu for importante para você, pense que posteriormente possam ser ao menos amigos e ter um bom contato e, talvez, convivência.

Continua após publicidade

2. Saiba que após processar e elaborar a perda desse relacionamento, você poderá vir a conhecer pessoas interessantes, pelas quais possa estabelecer os mesmos sentimentos e viver um novo relacionamento. Acredite sempre no amor.

3. Faça dessa história de angústia e sofrimento um bom aprendizado para que não volte a reproduzir as mesmas falhas num próximo relacionamento. Viver e aprender são sempre um excelente apaziguador interior.

4. Lembre-se que o término não significa nunca mais ver a pessoa ou total impossibilidade de voltar a ficarem juntos novamente, depende exclusivamente de como se termina e o que poderá mostrar de novo ou de diferente para a mesma no futuro. Ressalto esse aspecto no sentido de uma das partes ainda manter uma esperança de um futuro retorno – mas isso sem ter ilusões.     

5. Permita-se errar, se equivocar, se confundir mas, acima de tudo, mudar, melhorar, corrigir, demonstrar seus sentimentos, amar e ser amado.

Lembre-se que a sua felicidade só depende de você, portanto, se esforce para vivê-la!