Decidir entre atitude positiva ou não pode te levar a ofuscar todo o contexto

Por Marta Relvas

A atividade emocional do nosso cérebro pode ser de vários aspectos: Proativo, vítima, atento, desligado, observador, desnorteado. Todos nós temos um pouquinho de cada traço, e o que influencia o comportamento humano, são as medidas que tomamos frente às mudanças efetivas em nosso dia a dia.   

Continua após publicidade

O jeito que reagimos a uma mudança no trabalho, na família, ao mau humor de um gestor são indícios de como o nosso cérebro opera tais reações emocionais. E esse contexto muda de pessoa para pessoa.

O importante é perceber que todos nós temos elementos de cada um desses traços no nosso estilo emocional e que podemos escolher.

Muitas vezes, por ter que decidir entre atitude positiva ou não, podemos ofuscar todo o contexto, precipitando situações não reais. O fato é que, por ficarmos vulneráveis em determinadas situações sociais, e isso manifesta-se com frequência, não estamos condenados a viver engessado em um único estilo emocional, pois o cérebro sofre rotas alternativas em busca de novas conexões neurais, a neuroplasticidade, e modifica- se a partir de experiências de vida e cultura.    

 

Continua após publicidade