Prévia: Renato Miranda, professor de Educação Física da UFJF, lança livro em dois eventos em Juiz de Fora

Por Ângelo Medina   

Às vésperas da Copa do Mundo, Renato Miranda, professor de educação física (UFJF), com doutorado em psicologia do esporte, reconhecido especialista nesta área e na teoria do flow-feeling, lança seu terceiro livro – horários e endereços no rodapé.  Por isso, o eloquente título: Fluxo e comportamento humano: uma psicologia para o esporte (ED. Editar). Clique aqui e compre o livro

Continua após publicidade

O flow (fluxo ou fluidez) é um ESTADO mental no qual você e a tarefa se integram de tal forma que se tornam unos e se fundem. Você fica totalmente absorto, perde a noção do tempo, sente tanto prazer em realizar a atividade, que a tarefa torna-se autotélica – sua finalidade está em si mesma.   
   
Esse estado mental de fluidez só tem condições de ocorrer –  e sendo conciso ao extremo – por conta de uma simples palavra com presença marcante no livro, chamada psicofísico. Afinal, é o desenvolvimento equânime desses dois aspectos, o psicológico e o físico, que moldam um atleta completo e diferenciado – um aspecto não SOBREVIVE ou se mantém sem o outro. Sem equilíbrio psicofísico e emocional, todo o tempo gasto em preparo físico e tático pode cair por terra, principalmente quando esse atleta é exposto à forte pressão e grandes desafios. Isso independe do nível da competição, se é uma Copa do Mundo ou um simples torneio: o atleta sentirá o peso e a responsabilidade (se cobrará!) por obter um bom desempenho.  

Renato Miranda expõe isso na prática ao explicar por que não vale a pena ser o favorito em uma Copa do Mundo; sofremos o inesquecível 7×1 contra a Alemanha em 2014.

Não é exagero nenhum falar que se os jogadores da Seleção Brasileira, com baixo amadurecimento emocional demonstrado naquele jogo, se conhecessem e tivessem internalizadas as condições para favorecer o fluir, o resultado teria sido diferente.

Fluxo e comportamento humano: uma psicologia para o esporte é o segundo livro de Renato com textos publicados com exclusividade e antecipadamente aqui no Vya Estelar.  O primeiro, com mais de uma centena de textos, foi publicado em 2014: "Reflexões do esporte para o desempenho humano", Editora CRV. Seu bem-sucedido lançamento aconteceu no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes em Juiz de Fora.       

Continua após publicidade

Serviço

O lançamento acontece em dois eventos e em datas diferentes.

Primeiro lançamento: 07 de junho, 20h00, na academia Fibratech Spazio, Ladeira Alexandre Leonel, 221 próximo ao Independência Shopping

Continua após publicidade

Segundo lançamento: 19 de junho, 19h30, espaço cultural Excalibur, rua São Mateus 265,  Tel  (32) 3211 0373

Fluxo e comportamento humano: uma psicologia para o esporte (ED. Editar).
182 pags.
R$40,00
Onde comprar? Espaço cultural Excalibur