Meu par amoroso é realmente um parceiro?

Por Eduardo Yabusaki
 
Não é incomum as pessoas se depararem em seu relacionamento com insatisfações, frustrações, mágoas ou mesmo dúvidas sobre ele. E por vezes acabam pensando que fizeram a escolha errada ou que seu par não é verdadeiramente um parceiro.

O estabelecimento das condições em que a parceria se dará deve ser definido pelas partes envolvidas e não existe uma regra ou o que é melhor ou ideal para a boa convivência dentro do relacionamento. Entretanto, é importante observar algumas características que podem ser relevantes na relação.

Continua após publicidade

As perguntas abaixo podem ajudar a avaliar como anda sua parceria:

1. Companheirismo

O meu par é mesmo companheiro? Ele (a) me acompanha ou me conduz a acompanhá-lo em atividades que em princípio é mais do interesse de uma das partes, e que por estímulo ou envolvimento acaba acontecendo de forma agradável e prazerosa para ambos?

2. Compartilhar

Continua após publicidade

O meu par compartilha sua vida comigo, ou sonega e restringe o que posso tomar conhecimento ou ter envolvimento na vida dele? Não queremos aqui dizer que tudo deva ser compartilhado em suas vidas, mas sim questões que sejam relevantes para a parceria ou importantes na vida de cada um.

3. Respeito

Sou respeitada (o) da forma como sou ou ele (a) vive querendo me mudar rejeitando características e comportamentos meus dos quais ele discorda ou tenha divergências?

Continua após publicidade

4. Amizade

Existe entre eu e meu par amizade ou seja laços de colaboração e entendimento como numa amizade despretensiosa e sincera?

5. Afetividade

Como anda a manifestação entre eu e meu par dos nossos sentimentos e emoções. O carinho e afeto são manifestados espontaneamente entre ambos?

6. Comunicação

A comunicação acontece de forma fluída e tranquila ou anda tensa e agressiva? Lembre-se que sempre existem caminhos diferentes para a comunicação e isso depende de como cada um se porta para falar e ouvir de tudo.

Estas podem ser perguntas que delineiam como o relacionamento e a parceria vem caminhando, se de forma tranquila e construtiva, ou se, de forma agressiva, tensa e distanciada. Talvez a parceria possa estar muito além destas perguntas, mas certamente o canal de comunicação é, certamente o melhor caminho para entendimento e definição da boa parceria.

Relacionar-se é sempre fonte de motivação e prazer. Portanto, viva com satisfação e alegria o seu relacionamento!