Estresse urbano e o cabelo

Por Sônia Corazza   

Sabemos que muitos fatores ambientais influenciam negativamente a condição da pele e seus anexos: cabelos e unhas. Já é de conhecimento geral o grande mal que os ingredientes contidos em produtos de limpeza, fumaça de cigarro, poeira, fungos, impurezas presentes no ar-condicionado, metais pesados, material particulado e outros gases existentes em ambientes fechados trazem à saúde.

Continua após publicidade

Poluentes químicos, físicos e biológicos, associados às radiações UVAB (ultravioletas) já são bem conhecidos e estudados quanto ao poder danoso aos cabelos.
Vou falar de alguns dos piores vilões ambientais que afetam a saúde e beleza do cabelo:

O número 1 e o número 2 dentre os piores inimigos do seu cabelo são o monóxido de carbono (CO) e dióxido de nitrogênio (NO2) vindos da queima dos combustíveis de automóveis e fábricas, pois diminuem a oxigenação no bulbo e afetam o processo de formação do fio de cabelo. O cabelo nasce frágil e delicado, sem resistência e sofre até com um simples ato de pentear.

A seguir vem o inimigo número 3, o dióxido de enxofre (SO2), que também está presente entre os poluentes aéreos e causa a destruição da cutícula, deixando o fio de cabelo frágil e quebradiço.

Até o Ozônio (O3),  decorrente da ação da luz solar sobre os hidrocarbonetos  e óxidos de nitrogênio, resultantes do processo de queima de combustíveis, principalmente por veículos, causa o envelhecimento precoce do fio. E este é o 4 0 pior inimigo ambiental do seu cabelo.

Continua após publicidade

Falando agora de um novo conhecimento, o 5 0 inimigo dos cabelos, na verdade é um grande inimigo da saúde geral do corpo humano. As lâmpadas led afetam o cabelo negativamente causando  mudanças na progressão do ciclo capilar, alteração na pigmentação natural do fio de cabelo  e aumento da sensibilidade do couro cabeludo.
Está na hora de minimizar sua exposição a esses vilões modernos.