Autoconfiança: como aprimorá-la em diversos aspectos da sua vida

Por Leila Navarro

Você tem dimensão do poder do conhecimento quando analisamos o comportamento do ser humano? Estive refletindo sobre uma frase de Confúcio, famoso pensador e filósofo chinês: “Três coisas são necessárias para poder governar uma nação: armas, comida e confiança. Se você não pode ter os três, deve primeiro deixar as armas e em segundo lugar a comida”. Uau! Você entendeu que a confiança deve prevalecer? Este pensamento reforça o que eu acredito. Onde há confiança existe amor, onde existe amor há confiança.

Continua após publicidade

Talvez você tenha aí uma pergunta: “Como posso saber se confio ou não?”. A resposta parece fácil, mas não é. Mas… quanto mais uma pessoa controla, menos ela confia. Quanto mais confia, menos controla. Isso é muito forte! A questão é que a falta de ciência e consciência desse fator impressiona e tem fomentado insegurança nas pessoas, nos relacionamentos, nos negócios, nos interesses etc.

Faça um teste. Olhe para os seus relacionamentos e coloque em prática esse “termômetro”. Se você controla demais, busque entender que medo é esse de confiar, qual é a raiz dessa necessidade de controle, dessa desconfiança? E tem mais! Quando uma pessoa tem esse tipo de comportamento, ele se reflete em todas as áreas da vida.

Existe outro aspecto importante para se pensar. Quanto mais autoconfiança tem uma pessoa, mais coragem ela tem para arriscar e confiar no outro. Curioso é que esse comportamento se reflete em todas as áreas da vida. Se uma pessoa confia em si mesma, ela arrisca expor ideias, cria e mantém novos relacionamentos, inova no trabalho, reinventa a carreira, amplia negócios, confia em suas decisões e influencia pessoas para que elas exercitem suas próprias competências, sem receio de concorrência.

A autoconfiança é essencial para dar novos impulsos na vida, o que eu chamo literalmente de virar o jogo. Nada muda se eu não mudar e, se queremos viver numa cultura de confiança, isso tem que ser despertado em cada um de nós primeiro.

Continua após publicidade

Está acontecendo no planeta uma intensa movimentação. E para alinhar a vida, a carreira ou o negócio às transformações econômicas, políticas e até sociais, é preciso despertar para uma nova forma de se relacionar, pensar, decidir e agir sob várias perspectivas. Isso requer autoconfiança.

Quando eu tenho autoconfiança, passo a confiar no outro que, por sua vez, passa a confiar em mim. Daí começa uma relação de confiança mútua. Então, vale a pena confiar.

Confie, arrisque. O que você pode perder com isso? Talvez você responda: “a confiança”. Mas, pense bem: ninguém perde o que não tem! Lembre-se que o primeiro passo para confiar no outro é, antes, confiar em si mesmo. Confie em você e acredite que pode se colocar diante de qualquer situação com uma postura forte, eficaz e irradiar confiança por onde passar.
 

Continua após publicidade

Leila Navarro é empresária, autora de 16 livros e palestrante