Por que não consigo agir e decidir?

Por Anette Lewin

Depoimento de uma leitora:
 
“Olá! Preciso saber por que não consigo tomar uma decisão. Meu marido mente, me trai, vejo conversas no WhatsApp com outras mulheres e ele sempre nega. Eu sei que não posso aceitar isso. Estou com nojo de mim mesma e muito decepcionada comigo mesma. O que devo fazer? Estou sem atitude.”  

Continua após publicidade

Resposta: Todo relacionamento tem dois lados: o que supre nossas expectativas e o que nos decepciona. Em seu e-mail você descreve o lado ruim de seu marido, mas não menciona o lado bom. Certamente, se não houvesse lado bom você já teria se separado.

Vamos então à primeira atitude a ser tomada para ajudá-la a decidir: faça uma lista de tudo de bom que seu marido proporciona a você: bons momentos conjugais, ajuda financeira, conversas interessantes, lazer a dois… Enfim, tente lembrar principalmente daqueles aspectos que já fazem parte do cotidiano e dos quais as pessoas só se lembram quando perdem.

Pode ser que você argumente: mas nada disso tem valor a partir do momento em que ele mente e me trai. Bem, aí está na hora de você se questionar por que ele sente necessidade de conversar com outras mulheres no WhatsApp.

Será uma característica que ele sempre teve, mas que você, na fase da paixão, não quis ver?

Continua após publicidade

Ou será que tem a ver com atitudes e comportamentos que você tem atualmente?

Por que o papo com outras mulheres é mais interessante do que com você?

Será que você está se esforçando para que o casal tenha bons momentos a dois ou está só se preocupando com a vida dele com as outras e esquecendo de investir na sua vida com ele?

Continua após publicidade

Outro aspecto a ser avaliado é a forma como você se refere a si mesma. Olha só: “E estou com nojo de mim mesma e muito decepcionada comigo mesma”. Se é assim que você se vê, como pode esperar que alguém se interesse por você? Talvez seja o caso de você trabalhar melhor sua autoestima. Não precisa ter nojo de você só por que ainda não resolveu o rumo que vai dar ao seu casamento. Permita-se um tempo de reflexão tão longo quanto for necessário antes de tomar uma decisão da qual pode se arrepender depois. Demorar para agir não deve provocar nojo ou decepção com si própria! Respeite seu próprio tempo sem culpa.

Com relação à sua autoestima tente investir em si mesma para gostar mais de você. Leia, faça algum curso, converse com pessoas novas, enfim, tente ser alguém com quem valha a pena conversar. Traga coisas novas para a sua vida. Além de sentir-se melhor, você será mais interessante para os outros. Ninguém gosta de dar atenção a quem gira o tempo todo em volta da mesma ladainha. Pense nisso.

Após refletir

É possível que depois de uma análise mais profunda e de tentativas de mudança de seu comportamento, você chegue à conclusão que não vale mais a pena ficar com esse homem; que o relacionamento valeu enquanto durou mas não se sustenta mais; que você quer conhecer outras pessoas e refazer sua vida.

Caso isso aconteça, antes de repetir a escolha amorosa que fez, pense bem em quais são as características que está buscando em alguém com quem queira conviver. Casou por que se apaixonou por um sedutor? Sim, os sedutores são mestres em seduzir. Não uma nem duas… muitas! Se você quer alguém que possa realmente gostar de você, pense duas vezes antes de se deixar levar por palavras bonitas, promessas fantásticas e programas inesquecíveis. Leve em conta a forma como você é olhada; o quanto suas ideias são atraentes para quem está com você. Às vezes uma pessoa que parece neutra, sem graça, no início de um relacionamento, pode ser mais sincera e amadurecida para estabelecer um vínculo adequado, respeitoso e duradouro. Dê chance a quem não é o que aparece mais.

Se você resolver ficar na relação em que está, é importante, como foi dito, que você tire o casamento do centro absoluto da sua vida; que pare de perder seu tempo olhando o WhatsApp de seu marido e reverta a energia que gasta com isso para criar seus próprios relacionamentos e crescer como pessoa. E que tente buscar o que há de melhor em você mesma para que volte a viver momentos interessantes com a pessoa que escolheu para viver com você.

Atenção, admiração e carinho não se impõe; conquista -se aos poucos com atitudes positivas, empenho e dedicação.

Atenção!    
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.