Movimentar-me no dia a dia já o suficiente para poder sair do sedentarismo?

Por Milena Liste

Dúvida da leitora:

Continua após publicidade

"Ou preciso de fato me submeter a uma prática regular de atividade física ou entrar em uma academia? Tenho pouco tempo, minha vida é muito corrida. O que você me aconselha?"

Resposta: O sedentarismo pode levar a inúmeras consequências nefastas ao organismo. Se aliado a uma má alimentação, rica em gorduras trans, carboidrato branco e pobre em fibras e vitaminas, pode levar a altas taxas de colesterol, glicemia e elevação da pressão arterial.

Os efeitos adversos da hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM) e altas taxas de colesterol (hipercolesterolemia) geram a malefícios à saúde, muitas vezes irreparáveis ao indivíduo.

O lado bom da história é que estas três taxas elevadas (pressão arterial, glicose e colesterol), em fases iniciais, podem e devem ser combatidas com atividade física e educação alimentar. O maior entrave é que a pessoa não se conscientiza disso e muitas vezes o médico acha “mais fácil“ receitar medicamentos para melhorar esses parâmetros.

Continua após publicidade

Se uma pessoa se movimentar durante 30 minutos ao dia, mesmo fracionado, ou seja, 3 caminhadas leves de 10 minutos ou duas de 15 minutos, ao longo de 6 semanas, estes índices irão melhorar. Não precisa colocar roupa própria, basta a sua do dia a dia, isso no intervalo do almoço, lanche da manhã e o da tarde; ou ainda ao regressar do trabalho ou estudo à noite. Lembre-se: caminhadas fracionadas associadas a uma educação alimentar é melhor ainda!

E mais: você pode adicionar à sua vida diária: subir escadas, um ou dois andares por dia, descer um ponto de ônibus à frente ou atrás para caminhar até o local desejado, fazer uma faxina semanal, jardinagem, fazer tarefas domésticas, entre outras atividades, são sim, consideradas como atividade de vida diária moderada, o que tira a pessoa do sedentarismo.

Se durante a semana você não consegue ir para academia, caminhar, andar de bicicleta, durante o fim de semana, aos sábados e domingos, você deve, com certeza, iniciar uma caminhada de pelo menos 20 a 30 minutos. Já são duas vezes na semana!

Continua após publicidade

Então, vamos lá! Mexa-se e viva melhor.
 

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico ou profissional de educação física e não se caracteriza como sendo um atendimento.