Fake news sobre dietas

Da Redação

Muita gente já teve ter ouvido falar disso: informações noticiosas que não representam a realidade, mas que são compartilhadas na internet como se fossem verídicas, principalmente através das redes sociais. As "fake news" estão por toda parte e, quando falamos em dietas, não é diferente.

Continua após publicidade

Sempre tem alguém para compartilhar uma dica, um truque ou um alimento milagroso. Mas será que podemos confiar em qualquer informação? Será que o que funciona para uma pessoa irá funcionar com você também?
Para não cair em uma dessas armadilhas, confira os principais mitos e verdades, explicados pelos nutricionistas do Vigilantes do Peso:

Carboidrato à noite engorda

Esse talvez seja um dos mantras mais repetidos. Porém, quando estamos falando em perder peso, a hora em que comemos carboidratos não influencia tanto. Dê preferência aos cereais integrais e inclua uma boa variedade de frutas, legumes e verduras (que também contêm carboidratos, inclusive!), a qualquer hora do dia.

Quanto mais restritiva a dieta, melhor

Continua após publicidade

Dietas muito restritivas, além de, na maioria das vezes, serem muito difíceis de manter, podem causar deficiência de vários nutrientes, principalmente vitaminas e minerais. Você comprometerá sua saúde e, provavelmente, não verá muito resultado na balança em longo prazo. Bons hábitos alimentares e receitas saudáveis devem ser mantidos ao longo de toda a vida.

Certos alimentos “queimam gordura e secam barriga”

Não há um alimento milagroso que faça perder peso e medidas instantaneamente. Alimentos ricos em fibra – como couve, berinjela, uva, maçã, mamão e alimentos diuréticos (chás, pepino, abacaxi) – reduzem a sensação de inchaço e beneficiam o funcionamento do intestino, fazendo com que se pareça que perdeu peso rapidamente. Mas seu consumo isolado, não aliado a outros hábitos saudáveis, pode não trazer o resultado esperado.

Continua após publicidade

Água com limão em jejum emagrece

Não há estudos que comprovem que tomar água com suco de limão em jejum auxilie o processo de perda de peso. Mas, se você toma e não tem nenhuma contraindicação para isso, não há nenhum problema em manter essa rotina.

Para emagrecer, devo apenas consumir produtos diet

Produtos diet – que não possuem açúcar na sua composição e são indicados para pessoas diabéticasalgumas vezes podem ser tão calóricos quanto suas versões tradicionais. Isso porque costumam ter adição de gordura para manter sabor e textura agradáveis. Fique atento aos rótulos!
 
Ficar por longos períodos em jejum ajuda no emagrecimento

Ficar muito tempo sem se alimentar pode fazer com que você exagere na próxima refeição, portanto, cuidado!

Ingerir líquidos durante as refeições engorda. Assim como os carboidratos, não é o horário que importa, mas a quantidade e a qualidade do que comemos. Refrigerantes, sucos industrializados e outras bebidas açucaradas podem contribuir para o aumento do peso, independentemente de serem consumidas durante as refeições ou não. Sempre prefira água, chás naturais sem açúcar ou sucos de frutas naturais para acompanhar (ou não) suas refeições.
 
Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico nutrólogo ou nutricionista e não se caracteriza como sendo um atendimento.