Make: conheça as tendências dos produtos cosméticos

por Sonia Corazza

Os produtos para colorir o rosto evoluíram. Evoluíram não só na parte sensorial, ou seja, com melhora na textura, no espalhamento e no efeito final na pele, que agora fica bem mais natural, mais leve e sedosa, mas também em termos de segurança para o organismo. Não são sensibilizantes, nem irritantes.

Continua após publicidade

Vejo duas grandes tendências nas fórmulas de produtos para makeup: mineralização e vegetalização.

Todo o trabalho em cima dos minerais é em relação à grande procura por corantes e pigmentos inorgânicos tecnologicamente processados para melhor micronização e cobertura da pele, para melhor espalhabilidade, maior cobertura superficial, maior luminosidade e transparência.

Avaliando as novidades de mercado vejo que as formulações podem ser classificadas em 4 grupos diferentes

1- Os produtos de uso diurno, que reforçam a proteção contra os raios solares

Continua após publicidade

As fórmulas de bases líquidas, pós-faciais e compactos e batons que contém dióxido de titânio e óxido de zinco agem como bloqueadores da radiação UV, ajudando na proteção contra o fotoenvelhecimento e a formação de manchas, sardas e rugas.

2- Produtos para a área dos olhos que melhoram a hidratação

Sombras e iluminadores cremosos colaboram para a reposição de substâncias que evitam a desidratação dessa delicada região, que é a primeira a perder a tonicidade e a elasticidade. Procure fórmulas contendo pró-vitamina B5 (pantenol), glicerina e ácidos graxos essenciais, agentes que mantêm o teor de umidade ideal para pálpebras e região.

Continua após publicidade

3- Produtos com efeito imediato

Os *difusores ópticos constituem uma categoria de pigmentos que modificam os raios de luz e criam efeitos especiais no rosto. Ao aplicar uma sombra ou blush contendo tais elementos é como se você acendesse uma luz dentro da ruga, disfarçando essa imperfeição de relevo cutâneo.São **micas iridescentes micronizadas em várias cores, que agem de forma imediata e ilusória.

4- Efeito plumping – enchimento

Aqui entram as substâncias com efeito duradouro e progressivo, como os aminoácidos e proteínas, que reforçam a estrutura de enchimento cutâneo, melhorando o volume dos lábios, maçãs do rosto e também área dos olhos. São os produtos com ação antiidade, cujo efeito é notado após o uso rotineiro do produto.

Que bom agregar benefícios! Para a mulher que não tem tempo, essa nova geração de fórmulas que enfeitam e cuidam vem como um presente, então aproveite!

*Difusores ópticos: pigmentos que modificam a reflexão da luz, é como se você iluminasse a pele, de dentro para fora

**Micas iridescentes: pigmentos perolizados que refletem a luz