Como voltar ao peso após a gestação?

Por Milena Liste   

Resposta: Durante a gestação, o corpo da mulher leva nove meses (caso o bebê nasça a termo) para se alterar, principalmente as taxas de hormônio e a função dos órgãos. 

Continua após publicidade

Após o parto, a mamãe demora aproximadamente o mesmo tempo (nove meses) para voltar ao normal.

Sendo assim, a parturiente deve ter calma para voltar ao peso original. Deve respeitar suas condições hormonais e fisiológicas. As mesmas condições quando gestando, principalmente, edema, lassitude (frouxidão ) ligamentar, variação de humor (depressão e ansiedade).

Você pode estar pensando, o que interfere isso tudo no emagrecimento?

Simplesmente tudo
.
Edema (inchaço): você tende a ficar inchada. Ainda, reduza o sal da sua alimentação para não reter mais líquido.

Continua após publicidade

* Lassitude ligamentar: cuidado com atividades de impacto para não torcer tornozelos, joelhos, machucar a coluna. Isso a impedirá de praticar com regularidade o exercício.

Ademais, a musculatura demora mais para ficar tonificada.

Variação de humor: preciso falar? Um dia, mega-animada. No outro, bebe um copo de leite desnatado, engorda 2kg (brincadeira!) e chora. No terceiro dia da semana, o bebê fica “amuadinho“ e não dá para treinar. Fica desanimada e ansiosa.

Continua após publicidade

E o programa de exercícios vai por água abaixo!

Além disso, se estiver amamentando, deve ingerir muito líquido, como três litros ao dia.

O melhor, consulte uma nutricionista. Como sempre falo, para quem me conhece, emagrecer é diminuir ingestão calórica (reeducação alimentar) e aumentar gasto calórico (exercícios).

Para a parturiente, paciência e calma.

Bons treinos!

* Significa frouxidão ligamentar: as articulações ficam instáveis sujeitas a lesões como entorses e luxações articulares.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico ou profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.