Como controlar meu ciúme ao extremo?

Por Eduardo Ferreira Santos

Depoimento de um leitor:

Continua após publicidade

“Gostaria muito de saber como controlar meu ciúme. Tenho um ciúme possessivo e não consigo controlar quando acontecem esses rompantes. Estão cada vez mais agressivos e quando acontece fico, em profunda depressão, mas aí tudo já aconteceu e minha parceira fica completamente descrente e desiludida com a situação. Tenho cinco meses de relação e já tive umas seis a sete crises fortíssimas de ciúme perco totalmente meu controle emocional tenho plena consciência disso, mas não consigo controlar. Sempre após o ocorrido,  me arrependo profundamente, fico muito mal mesmo, completamente arrasado. Estou fazendo terapia e já fui em cinco sessões, mas estou precisando desse retorno, doutor. Sem falar o sofrimento da minha parceira, que me faz ficar pior ainda, pois ela não merece isso. Agradeço a oportunidade e espero poder ter um retorno quanto a isso. Com sinceridade preciso saber se posso realmente me curar ou pelo menos amenizar muito a situação descrita. Muito obrigado pelo espaço.”

Resposta: Essas crises de ‘explosividade’, manifestadas através do ciúme, podem ter muitas causas, não apenas psicológicas.

Um velho conceito psiquiátrico considerava que poderia haver um "distúrbio nas ondas cerebrais" que se chamava "Disfunção Cerebral Mínima".

Tal distúrbio, de origem incerta, causa como que um "curto-circuito" nas ondas cerebrais, provocando esses acesos descontrolados de raiva e agressividade.

Continua após publicidade

Além da psicoterapia, poderia valer a pena você consultar um neurologista ou mesmo um psiquiatra e fazer um eletroencefalograma que revelaria este problema.

Há medicações bastante eficazes para o tratamento. É mesmo preciso uma consulta médica para diagnosticar e prescrever a medicação, se for o caso.
 

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra ou psicoterapeuta e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade