Rolo eterno, ele sempre aparece e depois some: como dar um fim nisso?

Por Eduardo Yabusaki

Pensemos aqui sobre uma relação onde há sentimento envolvido, tesão e afeto, mas que por inúmeros motivos, não evoluem para um relacionamento compromissado e assim se mantêm em idas e vindas. Ou ainda, por encontros fortuitos e esporádicos. O que pode fazer com que pessoas se sujeitem a tal condição ou fiquem submetidas a esse relacionamento?

Continua após publicidade

É preciso que avaliemos cada uma das partes. Primeiro, o lado que aceita esse tipo de convivência onde os encontros podem ser muitos intensos, mas que para o seu interesse em ter um relacionamento em nada contribui. Portanto, há de se refletir sobre o que acaba sendo nutrido nessa situação ou quais efeitos produzem em seus anseios e autoestima.

Para a parte que vive reaparecendo e sumindo, da mesma forma, cabe pensarmos e avaliarmos o que pode estar acontecendo ou reforçando tal comportamento, pois quem vive de idas e vindas deve estar numa situação confortável ou cômoda. Portanto, não fará nenhum esforço para mudar ou melhorar essa situação. Assim, pouco pode se fazer no sentido de aprofundamento.

Cabe avaliar e repensar o porquê de manter esse tipo de convivência que, por mais intensa ou prazerosa que possa ser, poderá ir ao encontro de um relacionamento    mais satisfatório e compromissado. Afinal, se essa é sua expectativa, por que continuar nutrindo sentimentos que não serão correspondidos?

É sempre importante avaliar alguns pontos do relacionamento:

Continua após publicidade

1  O que estou vivendo me deixa satisfeito, preenchido (nenhum relacionamento é perfeito) e feliz? Se a resposta for positiva, ótimo: está no caminho certo. Se for negativa, alerta: avalie e reflita o que é preciso mudar ou como caminhar em direção do que se espera.

2. Você deixa claro o que espera quando está com alguém? Se positivo e isso não acontece, verifique se a pessoa com quem está tem os mesmos propósitos. Caso contrário, um só remando, o barco não irá sair do lugar. Se ainda não deixa isso claro, é hora de começar a fazê-lo ou avaliar o porquê de não se manifestar.

3. Você sente-se segura em buscar alguém para um relacionamento compromissado ou é temerosa em sua busca? Por vezes sem se dar conta, acaba evidenciando isso, o que pode afastar pessoas que até tenham interesse em você e quem sabe em um relacionamento mais duradouro. Se esse for o caso, procure ficar bem para estar bem com quem estiver ou mesmo com outra pessoa.   

Continua após publicidade

4. Saiba que, por mais que pareça difícil encontrar a pessoa para ter um relacionamento, ela existe e está em algum lugar precisando ser localizada. Não desista ou desacredite dessa possibilidade. Acreditar e buscar é sempre o caminho.

Não desista de viver o seu relacionamento desejado. Vá à luta e seja feliz!