Está rolando uma química com um amigo meu. O que faço?

Por Margareth Reis   

Resposta: Muitos conhecem uma história assim, pois a atração sexual entre amigos não é algo incomum. Pode até aflorar pela perspectiva de envolvimento com alguém cuja companhia agrada muito.

Continua após publicidade

Então, é possível acontecer um relacionamento de amizade que inclui relações íntimas ocasionais quando ambos sucumbem à atração física que se tornou incontrolável. Mas, vale estabelecer uma espécie de pacto para evitar alguns acidentes de percurso quando a amizade tem relevância, pois nem todos chegam a namorar ou a um relacionamento estável depois dessa experiência.

Um exemplo disso é quando os amigos que também se tornam parceiros sexuais estabelecem a relação como uma “amizade com benefícios” da expressão em inglês friends with benefits e, mantêm o mesmo estilo de comportamento anterior em relação à amizade. Neste caso, a fidelidade, as cobranças e o ciúme não são permitidos, todavia a intimidade e o prazer podem ser experimentados sem problemas posteriores para a amizade.

Cabe lembrar que, sem limites para as regras desse “jogo” se apenas um dos lados estiver interessado em algo a mais ou vier a iniciar um relacionamento sério com um terceiro, a amizade poderá não só chegar ao fim, como também dar espaço para um grande ressentimento. Assim, saudável é toda a relação na qual as expectativas estão bem alinhadas, e por que não, recalibradas de tempos em tempos.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade