DESTAQUES

O que pode estar por trás do excesso de peso e você nunca imaginou

Redação Vya Estelar 20/06/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
O que pode estar por trás do excesso de peso e você nunca imaginou
Fonte: imagem Pixabay
A obesidade é um fator de risco para diversas doenças

Da Redação

Conforme pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, a obesidade é a doença que mais tem crescido nos últimos anos no Brasil, aumentando 41,6% entre os anos de 2008 e 2016.

O problema é que a obesidade é um fator de risco para diversas doenças, como diabetes tipo 2, colesterol alto e principalmente condições que afetam a circulação. Isso porque, segundo a angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a gordura está relacionada com o depósito de placas de colesterol nas artérias coronárias que irrigam o coração, favorecendo a má circulação do sangue. Além disso, as veias são afetadas pela grande quantidade de sódio que se mantém no organismo de quem está com sobrepeso, o que promove a retenção de líquidos e dificulta ainda mais a circulação.
Sobrepeso pode ser causado por má circulação e varizes

Essa gordura também dificulta o retorno venoso, sendo assim uma vilã para a saúde de nossas pernas, já que facilita o surgimento de varizes. “Como o retorno venoso é prejudicado, o sangue que deveria voltar ao coração fica acumulado nas pernas, aumentando a pressão sanguínea dentro das veias e favorecendo a sua dilatação”, alerta a especialista.

E, se não forem tratadas corretamente, as varizes podem gerar outras complicações relacionadas ao bombeamento inadequado de sangue pelo organismo, como a trombose, condição onde ocorre o desenvolvimento de um coágulo sanguíneo nas veias, causando uma inflamação na parede do vaso.

Mas todas essas situações podem ser evitadas a partir de cuidados voltados para o controle do peso corporal. Por exemplo, é importante que você mantenha uma alimentação balanceada, evitando alimentos industrializados, que contêm alta concentração de sódio, gordura trans, açúcar e conservantes.

Incluir atividades físicas na rotina é outra boa maneira de afastar os diversos problemas de saúde relacionados ao sobrepeso. O ideal é que você pratique exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, de preferência caminhada ou natação, já que, além de atuarem no controle do peso, estimulam a circulação sanguínea.

É essencial também que você consulte um médico regularmente, pois somente ele poderá realizar uma avaliação e indicar o melhor tratamento para o seu caso.
 

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracteriza como sendo um atendimento.




TAGS :

    sobrepeso, obesidade, circulação, varizes

Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Eleição presidencial no Brasil se transformou em plebiscito de Bolsonaro?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.