Como saber se você trabalha em um ambiente tóxico?

Por Roberto Santos

Embora o título deste post pareça uma pergunta fácil de responder, algumas pessoas hesitam em respondê-la ou ficam na dúvida. Nem sempre um ambiente de trabalho tóxico é simples de ser identificado ou tem uma placa indicando que este não é um bom lugar para se trabalhar. Muitas vezes, quem já está inserido na equipe há algum tempo acaba não percebendo que o ambiente se tornou tóxico e o seu desempenho já não é tão satisfatório como antes.

Continua após publicidade

Porém, os reflexos de um ambiente de trabalho tóxico começam a ser notados na sua vida pessoal e no seu próprio bem-estar. A partir do momento em que você nota que o seu trabalho está prejudicando sua qualidade de vida, deixando você mais estressado e ansioso do que o normal, é recomendado fazer uma avaliação geral da sua carreira e a empresa para a qual trabalha. Confira, abaixo, os principais sinais de que o seu ambiente de trabalho não é bom e está dificultando seu crescimento pessoal e profissional.

Quando o trabalho prejudica seu bem-estar

Problemas para dormir, nível de ansiedade acima do normal, estresse, entre outros. Esses são alguns dos sinais mais perceptíveis de um ambiente de trabalho tóxico. Se a rotina do trabalho não está agradável, é comum acumular frustrações e estresse, o que acaba refletindo diretamente na qualidade de vida do profissional e suas relações com a família e amigos.

Sua performance sofreu queda considerável

Continua após publicidade

Entre os primeiros sinais que indicam que você está em um ambiente de trabalho tóxico está a perda da motivação. Você já não acorda tão disposto quanto antes, e seu desempenho no trabalho não está satisfatório. O alto nível de estresse começa a prejudicar sua habilidade de realizar suas tarefas com excelência e os resultados já não são tão positivos como eram.

Você começa a se transformar em um “babaca”

Algumas empresas tem um ambiente de trabalho tão tóxico que chega a ser contagioso e contamina até os funcionários mais engajados e motivados.

Continua após publicidade

Este é um dos piores cenários para um profissional, se transformar no tipo de pessoa que um dia abominou. E isso acontece gradativamente, de maneira sutil, começando com algumas atitudes pontuais até dominar toda a personalidade.

E como se proteger dos efeitos de um ambiente de trabalho tóxico?

Trabalhar em um ambiente tóxico não deve ser considerado normal, e a demissão não é a única saída para esse problema. Há maneiras de lidar melhor com esse tipo de situação e não deixar com que o ambiente prejudique sua vida pessoal e profissional.

Se você acredita que a sua empresa seja um bom lugar para desenvolver sua carreira, vale a pena tentar melhorar o ambiente de trabalho e sugerir pesquisas de clima organizacional para criar estratégias que deixem o ambiente de trabalho mais agradável. Fale com seu chefe sobre a importância de melhorar o clima organizacional para gerar bons resultados para a empresa.

Além disso, trabalhar para que haja mudanças no clima organizacional da empresa não significa que você deve se concentrar apenas nisso. Priorize seu bem-estar, foque no seu crescimento profissional e não deixe questões do trabalho afetarem negativamente sua vida pessoal.

O estresse causado por um ambiente de trabalho tóxico é um problema grave e pode causar sérios danos à sua saúde.

Fonte: www.revistadorh.com.br