imagem de capa

Receita de inverno: chocolate quente com menta

Não deixe o chocolate agarrar no fundo da panela

Da Redação 

Receita de inverno: chocolate quente com menta

Porções: 8

Tempo: 16 min.

Dificuldade: baixa
 
Ingredientes:

6 xíc. de leite desnatado
¼ de xíc. de água
3 colheres de sopa de açúcar
½ xíc. de hortelã fresca (separe 8 folhas para decorar)
100 g de chocolate meio-amargo, picado
8 colheres de sopa de chantilly light
 
Modo de preparo

Em uma panela pequena, despeje o leite e deixe ferver sobre fogo médio, cerca de 5 minutos. Tampe e reserve.

Em outra panela pequena, misture a água, o açúcar e as folhas de hortelã. Espere ferver e cozinhe por 1 minuto. Reduza o fogo e cozinhe por mais 5 minutos. Despeje o xarope de hortelã através de um coador para uma panela grande.

Adicione o chocolate no xarope de hortelã e deixe em fogo baixo. Derreta o chocolate, mexendo constantemente por cerca de 1-2 minutos. Não deixe o chocolate agarrar no fundo da panela. Quando o chocolate estiver derretido, adicione 1/3 de xíc. do leite aquecido e mexa, sem deixar o chocolate grudar no fundo. Quando estiverem misturados, adicione o restante do leite. Aumente o fogo para médio e aqueça. Distribua em copos ou canecas e acrescente 1 colher de sopa de chantilly e uma folha de menta sobre cada um.
 
Fonte: Receita do livro Culinária Básica Vigilantes do Peso


Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.

O que você achou do novo Vya Estelar?