Como pessoas de sucesso tomam decisões inteligentes

Por Roberto Santos

Não é surpresa para ninguém o fluxo constante de decisões que precisamos lidar diariamente. Um estudo da Universidade de Columbia revelou que, em média, as pessoas são obrigadas a tomar 70 decisões por dia.

Continua após publicidade

Algumas decisões são menores, como o que comer, qual caminho seguir para ir ao trabalho, ou em qual ordem devemos executar atividades simples. Outras são mais difíceis, como decidir entre duas ofertas de emprego, mudar para uma nova cidade para ficar perto de alguém que você ama, ou como dispensar uma pessoa tóxica de sua vida.

Com tantas decisões a tomar a cada dia, aprender a priorizá-las e fazê-las de forma eficaz é essencial para o sucesso e felicidade.

Pessoas bem-sucedidas transformam pequenas decisões em rotina

A tomada de decisão funciona como um músculo: na medida em que você usa ao longo do dia, ele fica exausto demais para funcionar de forma eficaz. Uma das melhores estratégias de pessoas bem-sucedidas para minimizar o cansaço, é eliminar as decisões menores, transformando-as em parte da rotina. Fazer isso libera recursos mentais para as decisões mais complexas.

Continua após publicidade

Steve Jobs serve como exemplo recorrente. Ele usava uma camiseta preta para trabalhar todos os dias. Jobs afirmava que a imagem icônica é o resultado de simples rotinas diárias destinadas a reduzir a fadiga das decisões. O ex-presidente da Apple era bem consciente da capacidade diária finita para tomar boas decisões, bem como o ex-presidente Barack Obama, que afirmou: “Eu uso apenas ternos cinza ou azul. Estou tentando diminuir decisões. Eu não quero tomar decisões sobre o que eu estou comendo ou vestindo, porque eu tenho muitas outras a tomar”.

Outra ótima maneira de vencer a fadiga de tomar decisões é guardar as pequenas decisões para depois do trabalho (quando o cansaço é maior) e enfrentar decisões complexas no período da manhã, quando sua mente está fresca.

Quando você está diante de um fluxo de decisões importantes, um grande truque é acordar cedo e trabalhar em suas tarefas mais complicadas antes de você ser incomodado por pequenas decisões que distraem (telefones tocando, e-mails chegando).

Continua após publicidade

Uma estratégia similar é fazer algumas das atividades menores na noite anterior para obter uma vantagem inicial no dia seguinte. Por exemplo, tirar do armário sua roupa à noite para que você não tenha sequer que pensar nisso quando você acordar.

Pessoas bem-sucedidas prestam atenção às suas emoções – clique aqui