Dificuldade de entrega e sentir culpa por não corresponder às expectativas do par. Como lidar?

Por Eduardo Yabusaki

Quando se inicia um relacionamento, ou mesmo após algum tempo, não é incomum nos depararmos com a situação em que uma das partes, ou ambas, tenham dificuldades em se entregar de forma profunda, não permitindo que a relação evolua ou eleve-se a um patamar mais significativo. Isso pode gerar sentimento de culpa, quer seja por não corresponder ao que o par espera ou mesmo por ser um desejo seu e que acaba esbarrando nessas dificuldades.  

Continua após publicidade

Só reconhecer essa situação não garante que isso se resolva por si só. Afinal, essa situação pode vir de outros relacionamentos e existir há muito tempo. E isso dificulta sua superação.

Ciente da situação, é preciso que se tenha iniciativas diferentes, ao invés de sofrer por conta da ameaça que isso possa representar para o relacionamento. Expectativas não atendidas podem gerar mágoa, frustração e até mesmo uma ruptura.

Dicas para lidar com a falta de entrega e de expectativas não atendidas no relacionamento:

1. Se você acredita mesmo que seja um bom relacionamento e que vale a pena, não tema em expor ao seu par que isso não é má vontade ou desinteresse, mas sim uma dificuldade de se aprofundar em seus próprios sentimentos e emoções, e consequentemente, na sua demonstração. Seu parceiro pode ser um agente facilitador nesse seu processo de desenvolvimento ou desbloqueio.

Continua após publicidade

2. Mais do que sofrer ou se angustiar pela situação, esforce-se em relaxar, se tranquilizar e buscar em seu íntimo o que sente e procure ter iniciativas, mesmo que simples, manifestando seu carinho e sentimentos, sempre de forma que se sinta confortável.

3. Lembre-se, uma prática para se tornar habitual ou prazerosa depende de ser exercitada. Ou seja, é preciso que tenha sua percepção aguçada de forma a perceber seus sentimentos e manifestá-los seguindo tranquila.

4. Saiba que isso pode não acontecer num primeiro momento e que será preciso repetir, transformar, desenvolver e aprender, e para isso ocorrer, pode levar um tempo, mesmo havendo empenho, dedicação, paciência e tolerância de ambas as partes.

Continua após publicidade

5. Não desista nunca e acredite sempre que vivenciar seus sentimentos e manifestações de afeto, com transparência e prazer, sempre valerá a pena.

Viva e seja feliz. Tenha sempre paz, tranquilidade e sabedoria para enfrentar o que for em sua vida.