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Equilibre-se

Ser Integral

Faça sua agenda semanal da saúde

Elaborar a agenda é fácil, o difícil é incorporá-la

21 ago, 2019

Muitos possuem determinação, vontade e disciplina para alavancar a vida profissional, mas não conseguirem fazer o mesmo para melhorar sua performance como ser humano, elevando seu nível de saúde.

Ayrton Senna: a palavra mágica

Logo nos primeiros dois anos de trabalho com o Ayrton (Ayrton Senna), ele me disse espontaneamente:

"Mas Nuno, tudo depende destas cinco letrinhas mágicas que é o FAZER".

Ele havia descoberto que tudo girava em torno desta pequena palavra.

Sinto no dia a dia, no trabalho, uma dificuldade imensa das pessoas se planejarem. Por isso, a necessidade de se organizar uma agenda semanal da saúde, possibilitando uma visão ampla para perceber de uma maneira concreta, o que você faz para ter uma vida mais saudável.

No final da semana, ao olhar para essa agenda, terá um mapa sobre:

· Número de dias dedicados às atividades físicas e quais foram realizadas
· Número de horas entregues a um sono reparador. Como foi a qualidade do sono não só numa noite, mas no decorrer da semana
· Quantas alimentações fez por dia e uma visão geral da alimentação na semana.
· Quantas vezes relaxou
· Quantos minutos teve de meditação
· Quantas vezes ocupou-se com momentos de respiração profunda e reparadora...

Por que é tão difícil incorporar essa agenda no dia a dia?

Porque todos os dias as pessoas fazem tudo sempre igual e não arrumam espaço em sua agenda, para cuidar da saúde, achando que naquele dia não deu tempo porque foi uma exceção.

O problema é que todos os dias se tornam exceção e você passa a não existir dentro deles. Você não se cuida e não se protege. Exagera no trabalho, na alimentação e dorme mal. Acabam todos os dias, sem o devido cuidado com você, transformando-se na regra da sua vida.

O primeiro passo

O primeiro passo é você passar a existir dentro da sua agenda, não apenas um dia ou outro, mas todos os dias da semana; todas as semanas dos meses e todos os meses do ano. Assim, de fato, estará fazendo algo concreto para uma vida plena com energia e equilíbrio. Você satisfeito, realmente vivendo a vida e não a vida vivendo você.

O segundo passo é você se achar a pessoa mais importante do mundo, você tem que se cuidar e se proteger. Só assim, poderá cuidar e proteger as pessoas que te cercam.

Agenda semanal da saúde em cinco itens:  

  Qualidade do sono: dormindo um número de horas suficientes para o seu organismo reparar as perdas do dia. Em média de 7 a 9 horas. Esse número é variável. Podem ter pessoas que precisem de mais ou menos horas.

2º Alimentação adequada: calorias consumidas de acordo com as calorias queimadas. Fazendo pelo menos cinco ou seis refeições por dia. Nutrindo-se com bom senso e equilíbrio. Buscando nutrir-se mais e comer menos.

3º Pequenos momentos de paz e relaxamento: de dez a quinze minutos, duas vezes por dia. Você pode, por exemplo, durante, o expediente, desligar o telefone. Em seguida, relaxe, abra a boca, respire fundo, espreguice, boceje. Respirando lenta e profundamente. Baixe a bola.

4º Meditação: fique em paz, respire profunda e lentamente. Arranje um objetivo visual. Pode ser a ramagem de uma árvore balançando, peixes nadando no aquário, a fumacinha de um incenso dançando... Não se preocupe com o pensamento. Eles virão e sairão da sua mente. Apenas não dê importância a eles. Com o tempo, bem lá na frente, eles deixarão de vir. Meditar é não pensar. A pessoa tem que estar atenta, no decorrer do dia, com a atenção que está dando para si.

5º Atividade física sistemática e agradável: você caminhar, correr, de acordo com o seu momento cardiovascular, num período de 30 minutos, umas quatro vezes por semana.

Teste

No final da semana dê um nota, de 1 a 10, com 2,5 para cada um dos seguintes itens:

- Sono
- Alimentação
- Atividade física
- Relaxamento e meditação


Preparador físico e mental. Treinou o saudoso Ayrton Senna. É autor do best-seller "A Semente da Vitória".

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