Júpiter retorna ao movimento direto; entenda

Por Elisabeth Cavalcante  

Júpiter, o grande benéfico do zodíaco, é o planeta responsável pelas oportunidades de crescimento e expansão que ocorrem em nossa vida, seja no campo pessoal ou profissional. Ele nos dá sorte e atrai situações e pessoas sem que façamos nenhum esforço. Também nos torna mais generosos, otimistas e cheios de fé.

Continua após publicidade

Nos últimos quatro meses o planeta esteve retrógrado no signo de Escorpião. Durante este período, toda esta energia positiva esteve reduzida e a sensação predominante foi de estagnação.

No mapa astrológico natal, a área da vida correspondente à casa onde se encontra o signo de Escorpião, era a que estava sendo especialmente atingida. Mas, no dia 12 de julho passado, o planeta retomou seu movimento direto.

A partir de agora, portanto, projetos ou relacionamentos que estavam paralisados tendem a deslanchar e nossa vitalidade física tende a se ampliar. É importante ficar atento para não deixar escapar as oportunidades que surgirem, já que dentro de quatro meses Júpiter deixa Escorpião.

Mas o que é o movimento retrógrado?  

Continua após publicidade

Retrogradação é a percepção de que o percurso orbital de algum planeta está de alguma forma alterado. Mas nenhum planeta altera seu ciclo de movimento em suas órbitas em torno do Sol. O que existe são determinados períodos de tempo em que planetas e corpos celestes apenas parecem estar se movendo de maneira diferente no céu. Seus ciclos parecem se alterar, ficando mais lentos ou mesmo dando a impressão de estarem se movendo para trás. Essa ilusão é resultado do nosso ponto de vista da Terra, simplesmente porque a Terra também está orbitando o Sol a uma velocidade diferente dos outros planetas.
 
Quando um planeta se aproxima muito da órbita da Terra, se posicionando entre o Sol e o nosso planeta, a impressão que temos é que este planeta está andando para trás. Essa impressão é o que chamamos de movimento retrógrado. Com exceção dos luminares  (Sol e da Lua), todos os planetas passam por períodos de retrogradação.
 
Todas as estrelas e planetas parecem se mover do leste para oeste em resposta à rotação da Terra. Este movimento é normal para os planetas e é considerado um movimento direto. Entretanto, como a Terra completa sua órbita em um período mais curto que os planetas exteriores à sua órbita, periodicamente eles são ultrapassados pela Terra, como um carro mais rápido em uma via expressa com várias faixas.

Quando isso acontece, o planeta que está sendo ultrapassado irá parecer parar seu movimento direto. Isso é o que causa a ideia de que ele está andando para trás ou retrogradando.