Quando o medo te paralisa

Por Thaís Petroff

O medo te faz parar e pensar ou ele te paralisa?

Continua após publicidade

Medo é algo necessário para nossa sobrevivência, pois sem ele, com certeza, já teríamos nos colocado em apuros ou até nos machucado bastante. Quando você tem medo de dirigir muito rápido, de se debruçar sobre uma janela alta, de aceitar carona de um estranho, de andar só de madrugada etc esse medo está te protegendo e preservando sua sobrevivência. Ele faz com que você fique mais atento e tome mais cuidado em situações que são compreendidas como de risco.

Até aí está tudo certo. O problema se dá quando o medo ultrapassa o papel de alertar e passa a paralisar. Aí ele deixou de ser útil e está atrapalhando. Na verdade, é você quem está fazendo com o que o medo tome essa proporção entendendo que ficar paralisado é mais seguro do que se mover em qualquer direção. A grande questão, é que geralmente essas situações em que ficamos paralisados muitas vezes têm mais a ver com interpretações distorcidas nossas do que algo que efetivamente precisamos temer.

Associamos uma situação presente com algo ruim que vivemos no passado, duvidamos de nossa competência, pensamos o pior e então nossa reação fisiológica é como se estivéssemos em perigo; e dessa forma travamos.

Se você compreender que o medo deve ser como a luz amarela do semáforo, fazendo com que você preste mais atenção e fique mais alerta e não como a luz vermelha do semáforo, que pede que paremos; então você estará utilizando o medo apropriadamente.

Continua após publicidade

Se o medo está te paralisando compreenda o que está passando em sua cabeça que está te deixando tão assustado; e trate de conversar com esses pensamentos. Enfrentar nossos medos nos faz aprender, crescer e nos expandir. Se ficar refém do medo, o sofrimento logo baterá à sua porta e você se sentirá tolhido de viver a sua vida.

Fonte: www.thaispetroff.com.br