imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Tenho medo de morrer e deixar o meu filho sozinho no mundo. O que faço?

Trata-se de um quadro angustiante que requer ajuda psicológica e talvez psiquiátrica

Por Eduardo Ferreira Santos

E-mail enviado por uma leitora:

"Ultimamente ando com pensamentos trágicos em relação ao meu filho. O tempo todo parece que vou morrer logo é tenho medo de ter uma doença grave."

Resposta: O que você relata, em poucas palavras, parece-me mais um sintoma de um Fobia Específica, cuja origem, muitas vezes é quase exclusivamente psicológica.

Esse medo intenso (FOBIA) pode ter origem em vários pensamentos inconscientes, originados no desenvolvimento de sua personalidade, que lhe geram uma sensação de incapacidade para lidar com situações realmente complicadas da vida, como, no caso, lidar com um filho.

Uma explicação puramente psicanalítica poderia reverter esse caso, mostrando algum tipo de rejeição à maternidade, fenômeno que é chamado de "Formação Reativa". Isso quer dizer que é tão profunda a crença na sua falta de habilidade em lidar com a situação que a única saída inconsciente e não desejável seria a MORTE!

Esta é, porém, uma observação banal, simplificada e padrão,  desprovida de qualquer valor mais profundo, pois seria necessária uma ampla avaliação para se compreender o que ocorre com você realmente.

É, porém, um quadro angustiante e que precisa de ajuda psicológica e, talvez, psiquiátrica.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


event 19 mar, 2019

O que você achou do novo Vya Estelar?