DESTAQUES

17 objetivos para a humanidade se desenvolver de modo sustentável

Marilena Lavorato 13/08/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
17 objetivos para a humanidade se desenvolver de modo sustentável
Fonte: imagem Pixabay
Os objetivos com 169 metas foram assinados pelos Estados-Membros da ONU e visam a melhoria de 5 pontos cruciais: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias.

Por Marilena Lavorato

Em 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas) reformulou os Objetivos do milênio (ODM) lançado em 2000, estabelecendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para nortear as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta. São eles:

ODS 1: Erradicação da Pobreza
ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável
ODS 3: Saúde e Bem-Estar
ODS 4: Educação de Qualidade
ODS 5: Igualdade de Gênero
ODS 6: Água Potável e Saneamento
ODS 7: Energia Limpa e Acessível
ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico
ODS 9: Industria, Inovação e Infraestrutura
ODS 10: Redução das Desigualdades
ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis
ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima
ODS 14: Vida na Água
ODS 15: Vida Terrestre
ODS 17: Paz, Justiça e Instituições Eficazes
ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação

Os 17 ODS com 169 metas foram assinados por todos os 193 Estados-Membros da ONU que se comprometeram com a agenda 2030 para melhoria de 5 pontos cruciais:  pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias da seguinte forma:

Pessoas

Estamos determinados a acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.

Planeta

Estamos determinados a proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que ele possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.

Prosperidade

Estamos determinados a assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.

Paz

Estamos determinados a promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.

Parceria

Estamos determinados a mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável revitalizada, com base num espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.

Fonte: ONU




TAGS :

    ODS, ONU, desenvolvimento, sustentável

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Quem não tem cão caça com o “ex”, que está receptivo. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.