O que está por trás do poder da vontade

Por Elisabeth Cavalcante

Qualquer que seja a meta que você almeja alcançar, sem o motor da vontade, nada acontecerá. Ela é um ingrediente essencial para que a vitória sobre nossos medos e inseguranças aconteça.

Continua após publicidade

Um desejar profundo, que tem raízes em nosso coração, é o que faz com que nos mobilizemos e tenhamos perseverança para materializar nossos sonhos.
Mas este sentimento só estará presente se tivermos desenvolvido plenamente nossa percepção interior, que consiste na capacidade de observar de modo atento nossas emoções.

Enquanto insistirmos em agir guiados apenas pela razão, dificilmente teremos a força necessária para enfrentar os desafios da vida, já que a mente racional sempre apresentará argumentos lógicos para nos fazer desistir.

Quando seguimos nossa voz interior, ainda que a lógica se apresente, não nos deixamos paralisar por ela. Ao contrário, vamos em frente com a certeza de que o caminho até a realização pode ser longo, mas vale a pena ser percorrido.

Aqueles que alcançaram a plenitude do ser e a vitória sobre si, sempre relatam um testemunho comum: o de que sua vontade era maior do que qualquer obstáculo que a vida lhes apresentasse.

Continua após publicidade

Mesmo que o restante do mundo tentasse demovê-los, seguiam firmes na direção de sua meta, sem se deixar contaminar pela insegurança. Estavam movidos por uma profunda confiança em seu guia interno.

É esta confiança que determina o grau de nossa vontade.