UFJF: Seminário discute religião no espaço escolar

Da Redação

Com o objetivo de debater o espaço e representação da religião na sociedade e na escola, o Diretório Acadêmico da Pedagogia e o Centro Acadêmico da Ciência da Religião, ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promovem o I Seminário Sobre Religião e Educação da Faced nos dias 30 e 31 de agosto, no Anfiteatro 1 do ICH. O evento confere certificado para os participantes que realizarem inscrição até o primeiro dia do seminário.

Continua após publicidade

Iniciativa dos universitários dos cursos de Pedagogia e Ciência da Religião, o evento irá contar com três mesas de debate com temas que envolvem religião e gênero; a prática do ensino religioso nas escolas; e a relação entre religião, laicidade e escola pública, com participações de professores dos dois cursos e também da Faculdade de Direito da UFJF.

Uma das organizadoras do evento, a presidente do DA de psicologia, Talita Toschi, destacou a participação dos estudantes na iniciativa e ressaltou a importância do evento como complemento na formação universitária. “O mais interessante é que essa necessidade surgiu de nós, estudantes. Um evento organizado por estudantes e para estudantes, além de professores da rede pública e até mesmo professores universitários que já manifestaram interesse pelo seminário. Os espaços formativos vão para além da sala de aula que muitas vezes não contemplam assuntos urgentes como esses. Acreditamos que a formação também está em eventos assim”.

Integrante da mesa de debate “Religião & Gênero”, o professor da Faculdade de Educação, Roney Polato, avaliou como tratar do tema sem despertar resistência no público presente. “Nossa abordagem sempre preza por uma análise que está ligada à problematização de discursos e práticas que nos constituem. Portanto, do ponto de vista acadêmico, ela visa a trazer uma discussão mais fundamentada sobre questões do debate contemporâneo. Nossa postura é, ao mesmo tempo, respeitosa e problematizadora. Os eventuais incômodos que nossas falas venham a provocar estão ligados a essa proposta de fazer pensar, de instigar uma reflexão sobre as relações entre religião, gênero e sexualidade”.

Serviço:

Continua após publicidade

As inscrições podem ser realizadas presencialmente ou por depósito bancário com o custo de R$15 até o dia 25 de agosto e R$20 após esta data. As informações para realização do depósito e contatos para pagamento presencial, bem como a programação completa do I Seminário Sobre Religião e Educação da Faced, estão disponíveis no site do evento – clique aqui