Qual é a primeira e melhor vitória da vida?

Por Juliana Vannucchi

Em nosso cotidiano, é muito comum direcionarmos nossos esforços para conquistas.

Continua após publicidade

Geralmente, na sociedade atual, essas conquistas que nos movem costumam ser de cunho material, ou então, relacionadas a algum tipo de status, como por exemplo, adquirir um celular novo que almejamos, comprar uma televisão nova ou uma peça de roupa que esteja na moda, comprar um automóvel novo, ou, pensando na questão do starts, conquistar um novo cargo no ambiente de trabalho, adquirir um novo ou nova amante e assim por diante.

As conquistas acima citadas podem ser importantes de alguma maneira – embora eu prefira não afirmar que de fato sejam ou em que grau são, pois não posso ser taxativa, já que não se trata de uma verdade absoluta.

Contudo, quantos de nós estamos conquistando nós mesmos? Ou, em outras palavras, quantos de nós, olhamos cautelosamente para nosso interior, exploramos nossas próprias mentes, corpos e emoções, a fim de compreendê-los melhor? Poucos fazem isso, embora seja algo que muitos deveriam fazer. E por que poucos fazem? É uma tarefa difícil, já que, em muitos momentos, voltar-se para si próprio pode ser algo incômodo. Afinal, não somos feitos apenas de luz, temos também um lado sombrio que nos pesa e que influencia nossa vida. É definitivamente mais prático e menos doloroso conquistar o que está fora de nós, criando uma imagem nossa que outras pessoas veem, mas que não nos traduz em plenitude. Mas a verdadeira conquista sobre si mesmo, significa justamente encarar nossa plenitude, abraçá-la e amá-la do jeito que ela é, pois assim, estaremos criando afinidade com nosso próprio eu, e controlando-o sempre que necessário.

Não adianta, no final das contas, conquistar o exterior e perder o controle do interior. Definitivamente, antes de se projetar para fora, é sensato olhar para si mesmo, buscar se conhecer (na medida do possível – saiba um pouco sobre isso) e exercitar a mente e o corpo, equilibrando-os dentro de suas necessidades subjetivas. Eis esta a conquista de si mesmo e a grande vitória platônica.

Continua após publicidade

"A primeira e melhor vitória é conquistar a si mesmo" – Platão.