Fui traída e sofro muito

Por Eduardo Yabusaki

E-mail enviado por um leitora:

Continua após publicidade

“Descobri uma traição do meu par, pensei em contar para alguém próximo para desabafar, mas sinto vergonha. O que fazer?”

A confiança é um dos pilares de sustentação de qualquer relacionamento e deve ser muito bem cuidada. A descoberta de uma traição pode se tornar um verdadeiro calvário para o par. Então, deve-se sempre estimular o bem-estar da saúde conjugal. Dar margem à ocorrência de uma traição pode ser desastroso e, por vezes, irreparável.

Mesmo com esses ideais estabelecidos, é importante ter claro que qualquer pessoa está sujeita à fraqueza humana e pode cometer um deslize e ceder à tentação  de se envolver, mesmo que de forma instantânea, com outra pessoa por quem tenha sido atraída.

Ao descobrir a traição, vem a sensação do chão se abrindo aos seus pés, sem ter apoio nenhum ou segurança para caminhar… Pode parecer que tudo desmorona… Não é fácil enfrentar a descoberta dessa condição. Porém, procure manter-se serena e pensar que isso, em tese, pode não estar relacionado diretamente com você, mas sim, talvez, ao seu par ou ao que possa ter decorrido entre vocês.

Continua após publicidade

Se for possível, não saia espalhando a má noticia ou envolvendo pessoas, mesmo para amigos ou familiares que lhe queiram bem. Eles muitas vezes mais confundem do que ajudam. Afinal, tenderão a te apoiar e não farão uma manifestação imparcial sobre o que de fato possa ter ocorrido. A opinião e o aconselhamento dessas pessoas tendem a seguir a visão delas e indicarão o caminho que elas tomariam e não o que possa ser o melhor para você. Portanto, o mais saudável seria você procurar se conter e tentar elaborar os acontecimentos e os sentimentos despertados em você.

Nessas condições em que o caos se instala em sua mente, o melhor a buscar, talvez seja, é esfriar a cabeça, procurar acalmar os sentimentos e voltar-se para si mesma, refletindo sobre o que aconteceu, bem como sobre o significado de tudo isso para você e para o relacionamento. Não é uma tarefa fácil, afinal existe um furor de sentimentos vindos à tona a todo instante e que precisa ser acalentado. E, se nesse processo, estiver muito difícil, não hesite em procurar ajuda psicológica.

4 passos de como se amparar:

Continua após publicidade

1. Cuidado para não decidir sua vida ou seu relacionamento em meio a uma explosão de sentimentos negativos gerados pelo fato de ter sido traída.

2. Pense que isso pode não ter nenhuma associação com você, mas sim com o seu par ou pelo momento que ele enfrenta; ou ainda, nada disso, simplesmente um deslize.

3. Procure não se expor em uma questão delicada como essa, principalmente por não saber sobre possível ajuda ou não, e nem pelo desfecho que terá.

4. O caminho para esclarecer e resolver essa questão é sempre o da comunicação através de uma ou várias boas conversas. Para tanto, é importante que ambos tenham serenidade para isso.

5. Se estiver muito difícil, seja pela mágoa, dor, ou pela raiva, não tenha receio em buscar por ajuda de um psicólogo, pois esse sim, poderá ajudar no que for preciso.

Se mesmo com a quebra do alicerce da confiança, se você gosta profundamente do seu par e acredita que valha a pena tentar uma reconstrução, não tenha medo nem vergonha. Quando existe amor, perdão e bons sentimentos podem valer a pena. Portanto, vá à luta. Que ambos reinventem-se e sejam felizes!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.