Orgânico, natural e vegano; saiba a diferença entre esses tipos de cosméticos

Por Sonia Corazza

Tenho observado um amontoado de produtos cosméticos no mercado com estas chamadas e percebo que o consumidor não entende quais são as peculiaridades de cada uma dessas fórmulas.

Continua após publicidade

No Brasil não existe uma legislação específica estabelecida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para esses tipos de produtos cosméticos;  o que dificulta ainda mais a compreensão dos diferenciais de cada fórmula. Vamos ajudar a esclarecer.

Existem entidades internacionais especializadas em avaliar e classificar as fórmulas cosméticas com estas qualificações,  doando selos de qualidade para produtos que atendem as regulamentações internacionais . No caso dos cosméticos, a legislação “Cosmos” é a regulamentação acatada, trata-se de um referencial europeu estabelecido por cinco órgãos certificadores idôneos: BDIH (Alemanha), Cosmebio (França), Ecocert Greenlife SAS (França), ICEA (Itália)e Soil Association (Grã-Bretanha).

Esta regulamentação avalia as matérias-primas componentes dos produtos, a fórmula do produto final e também as embalagens.

Cosméticos orgânicos e naturais com certificação devem obedecer regras, como o fato de que todos os ingredientes e seus derivados devem ser considerados não poluídos por contaminantes, não podem ser submetidos a qualquer processo de radiação e nem ser  geneticamente modificados.

Continua após publicidade

Cosméticos orgânicos

Precisam ter pelo menos 95% de ingredientes vegetais na sua composição e não permitem testes em animais, mas podem conter ingredientes de origem animal, como própolis e cera de abelha.

Cosméticos naturais

Continua após publicidade

São aqueles cuja concentração de ingredientes vegetais é de pelo menos 50% da fórmula e podem conter produtos de origem animal.

Cosméticos veganos

São os que seguem uma filosofia de não explorar nada que venha do mundo animal, não contém nenhum ingrediente de origem animal, como cera de abelha, própolis ou lanolina, por exemplo, nem usa animais em testes.

Se você procura um cosmético realmente seguro, meu conselho é sempre procurar o selo de certificação de uma das cinco empresas acima, assim você estará garantido.