Por que só tenho vontade de fazer sexo quando estou menstruada?

Por Margareth Reis 

E-mail enviado por uma leitora:

Continua após publicidade

“Já fiz pesquisa e procurei saber por que só tenho vontade de fazer sexo quando estou menstruada. Até hoje não obtive resposta.”

Resposta: Bem, a mulher pode sentir desejo sexual em qualquer fase do mês, ou seja, na pré, na pós-menstrual, durante a menstruação, na ovulação, sendo que, algumas mulheres, assim como você, referem mais disposição para o sexo no período menstrual. No entanto, isso não representa um problema nem para aquelas que são nem para as que não são receptivas sexualmente nessa época do mês.

Vale ressaltar que, para aquelas que têm uma tensão pré-menstual (TPM) mais acentuada, o período menstrual pode representar um alívio que permite maior inspiração para a mulher viver o seu prazer sexual.

Outro fator a ser considerado em relação ao desejo sexual durante o ciclo menstrual, em relacionamentos heterossexuais, é o de a mulher achar que tem menos chance de engravidar nesse período e isso deixá-la mais estimulada sexualmente. No entanto, não existe uma regra para o desejo sexual feminino, pois, tanto as alterações hormonais quanto os estímulos que motivam para o sexo variam de mulher para mulher e, também, podem mudar de tempos em tempos durante a vida.

Continua após publicidade

Todavia, a mulher tende a responder, sexualmente, muito mais a estímulos não sexuais, como confiança na relação a dois, sensação de intimidade, cumplicidade, entre outros. Assim sendo, o desejo sexual na mulher tanto pode ser o ponto de partida para uma transa desejável quanto surgir durante um clima a dois propício e isso despertar o interesse dela para o sexo.
 

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico ginecologista ou psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.