Relacionamento sugar: consequências

Por Eduardo Yabusaki

Temos nos deparado com transformações na forma como as pessoas têm buscado seus relacionamentos e também se relacionado. Desde situações com sentimentos e vínculos muito bem delimitados, até outros não estabelecidos por sentimentos, mas por condições outras, como nos relacionamentos sugar, que funciona da seguinte forma: *“Um sugar daddy (homem maduro, rico, generoso e bem-sucedido) se une a uma sugar baby (mulher jovem, atraente, inteligente e ambiciosa) num relacionamento transparente, com as intenções e expectativas de cada um bem definidas e esclarecidas). Ou seja, um sabe o que o outro pretende sugar.  

Continua após publicidade

Esta situação ‘sugar’, que se estabelece por interesses mútuos de forma clara e objetiva, entretanto, sem que necessariamente haja afeto e sentimento, traz consequências? Podem ser danosas às pessoas envolvidas ou traz benefícios? Como qualquer experiência em nossas vidas, nossas decisões sempre vão gerar ganhos e perdas e cabe a cada um avaliar quais possam ser essas condições e escolher o que ganhar e o que perder.
Prós e contras no relacionamento ‘sugar’:

Prós:

1. São relacionamentos estabelecidos de forma clara e transparente, por interesses em benefícios mútuos, em que cada um sabe muito bem em que será exigido e o que pode exigir do outro.

2. Possibilidade de crescimento e desenvolvimento em esferas da vida que não teria oportunidade ou possibilidades se não fosse pelo relacionamento.

Continua após publicidade

3. Não há necessidade de envolvimento emocional entre as partes o que pode favorecer àqueles que sejam temerosos ou bloqueados afetivamente a terem companhia e convivência de intimidade com outra pessoa.

Contras:

1. Pode acontecer de uma das partes se envolver afetivamente e se não ser do interesse ou desejo da outra parte, levar à ruptura ou fim da relação, gerando mágoa e sofrimento a uma ou até mesmo a ambas as partes.

Continua após publicidade

2. Relacionamento que, por não envolver afetiva e emocionalmente, pode iludir uma ou a ambos de que seus sentimentos e amor não sejam importantes, mas que em algum momento se deem conta de que estejam frustrados e insatisfeitos por não viverem este lado de suas vidas.

3. Essa forma de se relacionar pode ser uma fuga da pessoa se envolver profundamente em seus próprios sentimentos e emoções, e assim não ter um aprofundamento num relacionamento amoroso. Passados tempos nessa forma de se relacionar, pode chegar à conclusão de que ele não o preenche e sente-se só, frustrado e decepcionado consigo mesmo.

Mais do que pensar nas diferentes formas de se relacionar, o mais importante é avaliar e refletir quais são os seus ideais, anseios e interesses quanto ao que espera e deseja de um relacionamento. A partir daí buscar e viver aquilo que terá sentido e significado para a sua vida. Viva e seja feliz! Sempre levando em conta seus valores e ideais, bem como seus sentimentos, desejos e expectativas.