Desacelere ou slow movement

Por Karina Simões

Hoje em dia percebemos na clínica, e também no nosso cotidiano, que as pessoas clamam por desacelerar, mas ainda estão tentando entender como fazer isso.

Continua após publicidade

As pessoas anseiam por trabalhar menos e ter melhor qualidade de vida, porém, contraditoriamente, ficam reféns de uma jornada laboral vinculada aos bens materiais e ao retorno financeiro como forma de premiação para aquela vida corrida, sem tempo para prazeres e onde tudo funciona de forma acelerada, até mesmo os pensamentos, a respiração e as ideias. Até porque vivemos numa realidade moderna e virtual, que nos estimula o tempo inteiro a sermos ansiosos e com o pé grudado no acelerador.  

Tem existido, assim, uma tendência de um movimento universal para que as pessoas desacelerem, cada vez mais (o slow movement), fazendo com que possamos, nesse movimento, perceber mais a nós mesmos e as nossas reais necessidades. Aprender a respirar corretamente, fazer Yoga, praticar Pilates e aprender a meditação com o treino de mindfulness são fundamentais para se trabalhar o equilíbrio da ansiedade. Contemplar a natureza, sorrir mais, permitir-se viver um relacionamento, ter amizades, buscar a sua espiritualidade, construir relações felizes, socializar-se e parar um pouco o ritmo frenético do dia a dia, tudo isso permitirá atingir um certo equilíbrio do bem-estar e auxiliará na conquista do movimento do desacelerar.

Esse conjunto de atitudes ajudará a pessoa a não agir por impulsos, a falar na hora certa, a silenciar sem se incomodar, a ter mais habilidades sociais congruentes com as emoções, enfim, a conquistar um corpo e mente em harmonia com a vida.

O sofrimento causado pela ansiedade é um dos grandes vilões de procura por ajuda aqui em meu consultório. Pois, da ansiedade maltratada, surgem outros inúmeros transtornos psíquicos e dificuldades de viver de forma saudável. O adoecimento psíquico e somático acontece muito devido ao acúmulo de ansiedades mal-elaboradas.

Continua após publicidade

A busca pelo movimento do desacelerar tem crescido bastante, e até hoje, já atendi a inúmeros pacientes que decidiram viver uma mudança no estilo de vida, abrindo mão de coisas materiais, mas ganhando muito mais bem-estar e equilíbrio psíquico, social, espiritual e emocional. São escolhas de vida, decisões que mudam uma dinâmica e uma forma de viver e de encarar o mundo.

A visão do minimalismo começa a prevalecer, e a pessoa vai ressignificando seus conceitos, suas emoções e seus pensamentos. A vida vai fazendo sentido e tudo flui de forma mais leve. Eis aqui um dos caminhos e uma dica para refletirmos sobre o significado da vida. Pare um pouco, leia e releia este texto e veja se começa a fazer sentido também para você ressignificar sua forma de encarar a vida e o mundo!

Quando mudamos nossa forma de ver o mundo e a vida, ele muda com a gente!

Continua após publicidade

Desacelere!