Plantamos o que colhemos: a importância das ações presentes

Por Emilce Shrividya Starling

Quando uma pessoa nasce, ela traz o fardo de impressões e consequências passadas. O que se chama Karma. Ela traz para essa nova vida, tudo o que sentiu e todos os frutos de tudo que fez no passado. Por quê? Porque essas impressões e padrões mentais ficam alojados no interior da pessoa mesmo quando morre.

Continua após publicidade

Às vezes, nos encontramos com um antigo amigo, que não víamos há vários anos e ficamos impressionados com as mudanças ocorridas nele. Pensamos como ele envelheceu em poucos anos. Mas, não foram somente os anos que o envelheceram. Foi o que ele pensou, comeu, sentiu e fez. As impressões de seus atos aderiram ao seu organismo.

Precisamos entender que, de um lado, carregamos impressões de vidas passadas e de outro lado, nós praticamos agora ações que terão suas próprias consequências e darão seus próprios frutos. Se fizermos más ações, cedo ou tarde, colheremos as consequências ruins.

As ações que fazemos no presente são extremamente importantes. Ou elas dão mais impulso às ações antigas, aumentando o fardo do karma, ou trocam essa direção e mudam a balança. O resultado será um infortúnio ou boa sorte. Nosso futuro depende de nossos pensamentos, palavras e ações atuais.

Até as ações de um filme que assistimos para passar o tempo ficam alojados em nosso sistema. Comidas gordurosas aderem aos órgãos do corpo e isso afeta os canais de energia que correm através do corpo sutil. E, leva-se muito tempo para purificar o corpo físico e o sutil.

Continua após publicidade

Até mesmo as notícias nos afetam em um nível profundo. Às vezes, nem percebemos mais horas depois de termos ouvido noticiário, continuamos tristes ou animados, conforme  as noticias foram boas ou ruins. Portanto, aquilo que alimenta nossos ouvidos e aquilo que vemos também fica dentro de nós.

A melhor maneira de purificar a mente das impurezas e melhorar o karma é a prática da meditação. Através da prática regular da meditação, podemos sentir a luz divina que existe em nós.

Mas por que algumas pessoas dizem que são incapazes de meditar? Elas acham difícil meditar por causa das camadas e camadas de consequências do passado e o apego de suas ações.

Continua após publicidade

Aprenda aqui como meditar.

Pratique com regularidade, determinação e paciência e você colherá os doces frutos da meditação. Pratique e liberte-se da impressão que o medo imprime em sua mente. Medite e diminua a agitação e da mente e fortaleça o poder de manter a mente tranquila. Sinta como as práticas da meditação fortalecem o amor a Deus, trazem coragem e fé.

Karma: 10 dicas para transformá-lo – clique aqui

Namaste! Deus em mim saúda Deus em você! Fique em paz!