Cosmetodinâmica do vinho: será que vinho faz bem para a pele?

por Sonia Corazza

O vinho tinto, desde que consumido em doses moderadas, tipo duas taças, faz bem, pois os flavonóides evitam o envelhecimento precoce através do combate aos radicais livres, mas será que funciona na pele?

Continua após publicidade

Claro que sim. Então vamos analisar os porquês.

Cosmetodinâmica do vinho

Mais de 80% do vinho é formado por água, um excelente veículo cosmético. De 10 a 20% é a quantidade média de etanol, glicerol e outros álcoois, que agem como anti-sépticos, evitando a contaminação microbiana. Aproximadamente 8% do vinho é composto de ácidos, como os ácidos tartárico, málico e cítrico que agem como microesfoliantes, deixando a pele macia e lisinha, um verdadeiro peeling químico ultra-suave.

O vinho contém cerca de 3.000 mg/l entre taninos, antocianinas e flavonas, substâncias fenólicas que fazem parte dos ativos antioxidantes importantes para evitar a formação de radicais livres sobre a epiderme. Sabe o que significa? O vinho evita o envelhecimento precoce da pele.

Continua após publicidade

Além de tudo quase 15% do vinho é formado de açúcares, como a glicose e a frutose, que agem como hidratantes naturais, evitando o ressecamento da pele. As vitaminas C, B1, B2, B6, biotina, niacina, inositol e ácido pantotênico agem como balanceadores naturais, enquanto que os sais minerais sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, cobre e zinco catalizam reações fundamentais para a saúde deste invólucro fundamental do nosso corpo.

Máscara de vinho para o rosto

Que tal uma máscara de vinho antiageing? Anote a receita.

Continua após publicidade

½xícara (chá) de vinho tinto de boa procedência

1 sachet de gelatina sem sabor

½ xícara (chá) de água fria

Misture a gelatina na água e leve ao fogo brando, mexendo constantemente para dissolver, porém não deixe ferver. Retire do fogo, esfrie e adicione o vinho, mexendo até homogeneizar completamente. Leve a geladeira por 15 minutos ou até começar a espessar e então aplique sobre a pele do rosto limpa e seca, permanecendo em repouso por 20-30 minutos.

Remova com água fria, seque bem e evite a radiação solar.