Cabelos: quais são os principais cuidados que devemos ter com fios coloridos artificialmente?

Por Sonia Corazza
 
No texto anterior (veja aqui), falei sobre uma dúvida cruel que toda mulher tem em relação aos seus cabelos: é verdade ou mito que temos que trocar o shampoo e o condicionador de tempos em tempos?  Conforme a pergunta imbuída no título deste post, dou prosseguimento ao assunto.

Os cabelos femininos são verdadeiras superfícies de reação, sujeitos às experiências diárias que  sofrem  com novos cosméticos e até fórmulas caseiras. Isso acarreta a destruição das características naturais do fio e pode levar a consequências danosas para a qualidade do cabelo e couro cabeludo.
 
Afinal, quais são os principais cuidados que devemos ter com fios coloridos artificialmente?
 
A transformação “químicada” da cor dos cabelos destrói os pigmentos naturais e afeta a composição química original dos fios. Escolher uma limpeza inteligente, vinda de  fórmulas que proporcionem uma higiene suave, sem sulfato, que limpa sem agredir, é a primeira etapa.  

Continua após publicidade

Depois é adotar um condicionamento que doe penteabilidade e forme um filme protetor sem pesar nos fios, como o proporcionado pelo óleo natural de Tamanu do Tahiti
(Calophyllum Inophyllum Seed Oil).

E finalmente, usar um finalizador multifuncional que  tenha tripla ação hidratante, combinando ativos como  Pantenol, Glycerina e Sodium PCA para atrair, restaurar e reter a umidade fundamental.