Temperamento

Por Celso Silva

Ao abordar os objetivos do visagismo verificamos que o autorreconhecimento é fundamental para a eficácia da consultoria.

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Há casos onde o cliente relata dados não verdadeiros. Nesse momento, há uma tentativa de transmitir uma personalidade não verdadeira.

Quando o visagista atesta o verdadeiro temperamento que foi analisado e não ocorre uma aceitação do cliente: cria-se um problema.

Esta não aceitação do eu requer tempo para a reversão.

Mas do que se trata esse temperamento dentro do visagismo?

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Esse está atrelado á personalidade do indivíduo, suas características de como se comporta mediante ao contexto.

Exemplo: se um indivíduo demonstra austeridade ao falar, cara fechada, aparência séria, normalmente terá como temperamento a classificação colérica. Ao mesmo tempo apresenta características positivas como determinação, persistência e de ser dramático e intenso.

No entanto, um indivíduo com temperamento classificado como sanguíneo apresenta-se com muita alegria e energia, extroversão e transparência, bastante ativo, desejando realizar tudo ao mesmo tempo. Negativamente, por toda essa extroversão e energia, acaba por ter baixa concentração, sendo às vezes imprudente e inconveniente.

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E o que o profissional pode realizar tendo essas informações?

Mediante ao contexto apresentado e à necessidade do cliente, esse sinalizará o que o incomoda como característica. A primeira intenção será verificar a mudança de determinadas ações e comportamento. Mas a leitura visual, que já abordamos no texto 1 (veja aqui), também colabora para a diminuição dessas tendências comportamentais negativas.

Os temperamentos são relacionados com algumas cores.

Exemplo: o sanguíneo ao tom quente amarelo e o colérico ao tom vermelho. Portanto se utilizar excesso em sua cor, desencadeará em suas reações negativas.

Um indivíduo colérico ao utilizar uma vestimenta toda vermelha ou ficar em um ambiente com luzes ou paredes avermelhadas, poderá deixá-lo irritadiço, inquieto e impaciente.

Essas interferências ocorrerão mediante também o tipo físico, tom de pele e outros atributos que serão expostos aqui.

Vale ressaltar a veracidade das informações mediante concretizações por Fernand Aubry, que difundiu do visagismo personalizando a imagem através da maquiagem, dos serviços de cabeleireiros (penteados e cortes) baseados a uma intenção.

Intenção essa expressada pelo desejo do cliente.

Verificamos aqui a importância da análise do profissional para ressaltar ou inibir características que interferem no dia a dia das pessoas.

Mais dois temperamentos podem ser observados. O melancólico e o fleumático.

O primeiro é dividido em duas categorias o melancólico artístico e o melancólico científico, ambos caracterizam-se pelo perfeccionismo, paciência, o científico diferenciando-se por ser mais frio e racional.

O tipo fleumático de temperamento é amigável, pacificador e gosta de segurança o que não o torna competitivo.

São muitas as qualidades positivas e negativas dos temperamentos e um indivíduo pode apresentar de dois até três. O que torna difícil o processo de análise devido a essas variações.