imagem de capa

Saúde e Bem-estar

Beleza e Corpo

Água com gás engorda e dá celulite?

Quem tem refluxo ou gastrite pode sentir uma sensação de incômodo ou irritação da mucosa do estômago ao tomar água com gás

Por Tamara Mazaracki

Água contém zero caloria, tanto na versão com gás natural, gás adicionado e sem gás, ou seja, não engorda e nem dá celulite. Ao contrário, a água hidrata e ajuda a combater os temidos furinhos. O que dá celulite é refrigerante. Água com gás incha? Se houver uma ingestão excessiva pode haver um inchaço transitório no estômago, que desaparece conforme a água é absorvida. O corpo como um todo não fica inchado.

A água mineral (com ou sem gás) contém diversos minerais em sua composição. Por outro lado, a água filtrada ou tratada, gaseificada ou não, tem poucos minerais e ainda vem com cloro, flúor e outros aditivos do processo de tratamento. Água mineral pode conter até quatro vezes mais cálcio, magnésio e potássio do que a água da torneira. É importante frisar que a água mineral com gás de origem natural é mais saudável do que a água gaseificada artificialmente, porque contém mais sais minerais e é livre de substâncias químicas. O gás carbônico usado no processo de gaseificação pode deixar a água muito gasosa e com sabor acentuado.

Quem tem refluxo ou gastrite pode sentir uma sensação de incômodo ou irritação da mucosa do estômago ao tomar água com gás, mas isso não é uma regra, depende de cada um e da quantidade ingerida.

Um temor é que portadores de pedras nos rins teriam problemas com água rica em minerais. Na verdade, ela pode e deve ser usada. Alguns estudos mostram que o consumo de água mineral rica em cálcio, magnésio e bicarbonato pode reduzir a formação de cálculos renais, merecendo ser considerada como um possível agente terapêutico ou profilático na formação de pedras de oxalato de cálcio nos rins.

*Balneo Research Journal 2014. Influence of mineral water consumption and renal stone formation.

 

 


Médica especializada em Nutrologia. Membro da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia. Pós-graduada em Terapia Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade – FACIS-IBEHE Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e Centro de Ensino Superior de Homeopatia. Membro Titular da Sociedade Médica Brasileira de Intradermoterapia. Consultora com atuação em Nutrologia e Medicina Ortomolecular. CRM 52 301716 www.tamaramazaracki.med.br
event 22 jan, 2019
event 10 out, 2018

O que você achou do novo Vya Estelar?