Água com gás engorda e dá celulite?

Por Tamara Mazaracki

Água contém zero caloria, tanto na versão com gás natural, gás adicionado e sem gás, ou seja, não engorda e nem dá celulite. Ao contrário, a água hidrata e ajuda a combater os temidos furinhos. O que dá celulite é refrigerante. Água com gás incha? Se houver uma ingestão excessiva pode haver um inchaço transitório no estômago, que desaparece conforme a água é absorvida. O corpo como um todo não fica inchado.

Continua após publicidade

A água mineral (com ou sem gás) contém diversos minerais em sua composição. Por outro lado, a água filtrada ou tratada, gaseificada ou não, tem poucos minerais e ainda vem com cloro, flúor e outros aditivos do processo de tratamento. Água mineral pode conter até quatro vezes mais cálcio, magnésio e potássio do que a água da torneira. É importante frisar que a água mineral com gás de origem natural é mais saudável do que a água gaseificada artificialmente, porque contém mais sais minerais e é livre de substâncias químicas. O gás carbônico usado no processo de gaseificação pode deixar a água muito gasosa e com sabor acentuado.

Quem tem refluxo ou gastrite pode sentir uma sensação de incômodo ou irritação da mucosa do estômago ao tomar água com gás, mas isso não é uma regra, depende de cada um e da quantidade ingerida.

Um temor é que portadores de pedras nos rins teriam problemas com água rica em minerais. Na verdade, ela pode e deve ser usada. Alguns estudos mostram que o consumo de água mineral rica em cálcio, magnésio e bicarbonato pode reduzir a formação de cálculos renais, merecendo ser considerada como um possível agente terapêutico ou profilático na formação de pedras de oxalato de cálcio nos rins.

*Balneo Research Journal 2014. Influence of mineral water consumption and renal stone formation.

Continua após publicidade