Aplique o mindful eating em oito passos

Da Redação

Você já sentiu que liga o piloto automático e nem se percebe fazendo as atividades mais simples do dia a dia, como olhar o celular, comer ou até mesmo conversar com alguém? Pois saiba que esse foco (ou falta dele) é estudado no conceito de Mindfulness.

Continua após publicidade

Segundo o biólogo e professor da Universidade de Massachusetts, nos EUA, Jon Kabat-Zinn, "mindfulness" – ou atenção plena – é um termo que tem sido bastante difundido nos dias de hoje como a capacidade de trazer a atenção ao momento presente, sem julgamentos ou críticas, com uma atitude de abertura e curiosidade para o que está sendo vivido no agora.

Uma vertente desse conceito, o mindful eating surge a partir de pesquisas que apontam benefícios de comer com atenção plena para a saúde física, mental e emocional, entre eles o controle das dores crônicas, do estresse, da ansiedade e da depressão, além de ser uma ferramenta ao tratamento da obesidade, por exemplo. "O treinamento voltado para consciência de comer tem a intenção de promover uma maior percepção para questões fisiológicas e emocionais relacionadas à alimentação, como a fome, a saciedade, a degustação, a satisfação e até mesmo para identificar com mais facilidade os gatilhos emocionais do comer", explica a nutricionista Bianca Naves.

Este conceito vem sendo estudado na área de Nutrição como uma forma de cultivar o equilíbrio e minimizar sentimentos negativos, como o de culpa, enquanto desfrutamos de um prato de comida ou de uma bebida saborosa.

"Mindful eating é sobre sentir prazer com a alimentação, entender a diferença entre fome e saciedade, e valorizar as diversas experiências que a comida nos proporciona. É sobre notar a cor, a textura, o sabor, os aromas e tudo isso em um tempo destinado apenas para esta experiência sensorial, conectando estímulos do alimento aos sentimentos", salienta a nutricionista. "Envolve todo o nosso corpo, nossas emoções e nossa mente, desde o preparo e a escolha dos alimentos até o momento de comer".

Continua após publicidade

A prática não se refere apenas à dieta, mas sim a um plano alimentar em que a base é entender quando e como comer, colocando a atenção nas sensações proporcionadas por cada alimento ou bebida e sem se envolver em outras atividades ao mesmo tempo. Bianca Naves explica, ainda, que é "basicamente entrar em contato com todas as sensações que o alimento pode nos proporcionar, usando todos os nossos estímulos de sentidos, unidos ao controle natural da alimentação".

Que tal fazer uma experiência para incluir este conceito no seu dia a dia? A nutricionista explica que uma forma simples de começar é apreciando com atenção uma xícara de chá quente para relaxar ao final do dia, já que a bebida tem um ritual de preparo fácil e ao mesmo tempo simbólico.

Mindful eating em oito passos:

Continua após publicidade

1.    Procure um lugar silencioso para preparar e tomar sua xícara de chá;

2.    Escolha uma xícara que te agrade visualmente e que seja branca outransparente de preferência, para observar a transformação das ervas dentro da água;

3.    Coloque a água fresca em uma caneca, leve ao fogo e aguarde com tranquilidade as bolhas sendo formadas ao levantar fervura – tente ouvir o som das bolhas ou percebero vapor saindo;

4.    Despeje a água quente sobre as ervas frescas ou o sachê até completar a xícara, observe o líquido ganhando uma nova cor e prepare-se para os incríveis aromas que irão surgir;

5.    Respire profundamente enquanto aguarda o tempo de infusão adequado, aproveite para aguçar o paladar e procure admirar a bebida como se fosse provar pela primeira vez;

6.    Uma dica é usufruir deste momento para aquecer as mãos enquanto aguarda ficar na temperatura ideal para o consumo (tome cuidado para não se queimar) e procure notar algo novo sobre a cor ou a textura;

7.    Intercale cada gole com respirações profundas e atenção ao momento presente. Enquanto degusta a bebida, opte por fechar levemente os olhos inspirando lentamente e permita-se apreciar todo o aroma proveniente das ervas do chá;

8.    Mantenha a mente tranquila e procure se focar no momento presente e nas diferentes sensações até esvaziar a xícara completamente.

"Ao saborear conscientemente essa bebida rica em sentidos você irá perceber muitas outras nuances de aromas, sabores e cores que um chá nos proporciona, o que quase não percebemos quando fazemos outra atividade junto", garante a nutricionista.

Fonte: FIGUEIREDO, ANTONACCIO, Comer com Atenção Plena, 2018.