imagem de capa

Autoconhecimento

Psicologia

O que é resiliência? Entenda este conceito de forma simples!

Apesar de ter estudos muito recentes, pesquisadores já encontraram a resiliência no cérebro

Por Miriam Rodrigues

A psicologia pegou emprestado o termo da física para explicar a capacidade da alma humana de se recuperar após uma adversidade. Funciona como um elástico: se estica ao extremo e retorna ao estado natural após a fonte de estresse cessar.

Resumidamente, seria a habilidade de "recuperar-se".

Apesar de ter estudos muito recentes, pesquisadores já encontraram a resiliência no cérebro: há uma forte ativação no lobo frontal esquerdo de pessoas resilientes, que é associado a emoções positivas.

Para desenvolver a resiliência, é necessário ensinar os indivíduos a construírem sua autoeficácia. Portanto, faz-se preciso estimular diversos fatores: os vínculos, a resolução de problemas, fazer e manter amigos, vivência da espiritualidade, autodeterminação, construir crenças positivas em relação ao futuro, competências cognitivas, reconhecer e valorizar o seu próprio comportamento positivo etc.

A ativação do lobo frontal esquerdo se dá através da vivência de sentimentos positivos, os quais têm como sua principal porta de entrada a amizade.

Seu cérebro pede: cultive amizades.

 


Miriam Rodrigues é psicóloga, especialista em Psicologia Clinica e em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Idealizadora da Educação Emocional Positiva, programa psicoeducacional para se trabalhar as competências socioemocionais e as habilidades para o bem estar, presente em todos os estados brasileiro. Autora e coautora de diversos livros na temática de Psicologia Positiva, Educação Emocional e Terapia Cognitiva. www.educacaoemocionalpositiva.com.br
person Edson Toledo
event 07 fev, 2019

O que você achou do novo Vya Estelar?