Atitudes de bem-estar que ajudam a economizar

por Eliana Bussinger

Todo mundo sabe que para poupar é preciso gastar menos do que se ganha, reduzir gastos com cartões de crédito, fazer orçamentos e outras coisas que para muita gente parece muito chato.

Continua após publicidade

Mas aqui vão algumas dicas bem pouco ortodoxas para poupar e que talvez você não tenha se dado conta. Eu as considero transformadoras de comportamento, formas novas de encarar o mundo, com mais suavidade, menos estresse, menos desacordos, menos medo.

1) Ame o planeta azul

Um sapato de couro leva 400 anos para se dissolver no solo. Uma bolsa de couro ou um cinto idem. Cada vez que você olhar para mais um sapato na vitrine e desejar comprá-lo pense que ele vai viver muito mais do que você. Uns trezentos anos a mais. Tome banhos mais curtos e reduza a conta de luz e água. Seus netos agradecerão a você, pode apostar. Compre mais produtos “in natura”. São mais baratos e as “embalagens” costumam ser cascas ou folhas, rapidamente digeridas pelo solo. Olhou seu celular e quer trocá-lo? Fique com o velho por mais uns 6 meses, pelo menos. É uma bateria a menos em um lixão de 80 milhões de celulares ao ano – só no Brasil. Bom para você, bom para o planeta.

2) Agradeça

Continua após publicidade

Ao acordar, agradeça ao sol por clarear o dia. Agradeça a quem plantou, armazenou e empacotou o café que você vai beber. Sorria ao ver que o gás está engarrafado e você não precisa ir buscar lenha para fazer o fogão funcionar como sua avó provavelmente fez. Sinta o cheiro do pão fresquinho e agradeça ao padeiro por ter acordado muito cedo para fazer pão para você. Agradeça a companhia de luz pelo banho quente. E ao estilista que desenhou seu belo sapato de salto agulha. Olhe em volta da sua casa e agradeça pela imaginação daqueles que criaram coisas boas para você: o ar-condicionado, a cadeira para sentar, os talheres para comer, a escova e a pasta de dentes, agradeça ao dentista por cuidar daquele dente que doía, ao farmacêutico que descobriu a pílula e assim você não precisa mais ter um filho por ano. Você já tem muito, muito mesmo.Você não precisará de nenhuma outra coisa hoje para fazer você feliz. Talvez nem amanhã ou na semana que vem, desde que você acorde e se lembre de agradecer àqueles que suaram a camisa para nos tirar das trevas da ignorância e que criaram coisas fabulosas. Basta olhar à sua volta para apreciar, sem pressa. Você poupará dinheiro dessa forma, pode apostar!

3) Faça exercícios

Os exercícios nos fazem produzir hormônios do bem, aqueles que nos dão prazer. Muitas pessoas saem para comprar em busca desse prazer que as compras proporcionam. Busque esse prazer, a produção desses hormônios nos exercícios, na caminhada na praia ou pelo parque. Na volta de bicileta pelo bairro.

Continua após publicidade

4) Apaixone-se e faça mais amor.

Isso é verdade, acredite. Também produzimos hormônios do bem amando e fazendo amor. Isso nos afasta de alguns tipos de compulsividade por comprar.

5) Toque mais as pessoas que você ama

As mulheres precisam tocar apenas uma vez (às vezes apenas olhar) seus amores, seus filhos para produzir o hormônio oxitocina. Sim, sem dúvida, mais um hormônio que é do bem. Já os homens precisam tocar mais as pessoas que amam – umas três vezes para produzir tal hormônio. A oxitocina nos faz sentir felizes, nos faz querer cuidar, nos faz evitar sair deprimidos em busca de algo que nos faça bem – e comprar está nessa lista. Pronto, você não saiu para comprar. Economizou!

6) Saia do trabalho que você odeia

Se você ama o que você faz saberá viver com pouco e poupará, tudo para não abandonar o prazer que isso lhe trará. Além disso, se você ama o que faz provavelmente encontrará alguma forma de se sair muito bem financeiramente.

7) Perdoe

É muito ampla essa questão, sem dúvida. Mas comece perdoando a si própria, pelos erros do passado e a seus parceiros que a seus olhos também erraram. Quem vive no passado vive amargurado, olhando para o retrovisor. Se você perdoar, inteiramente, sem sombra de dúvida, conseguirá olhar para frente e vislumbrará todas as possibilidades e oportunidades que o futuro contém. E ao olhar para o futuro perceberá que precisará poupar para viver bem, para libertar-se, para realizar seus sonhos.

São muitas as outras formas pouco ortodoxas de poupar.