imagem de capa

Saúde e Bem-estar

Beleza e Corpo

Por que é importante ficar de olho no pH da sua alimentação

Saiba que alimentos evitar e consumir para equilibrar esse pH

06 nov, 2018

Por Sonia Corazza
 
Sempre soubemos que a beleza vem de dentro, de dentro de um organismo bem cuidado e bem nutrido. Hoje quero dar uma dica muito importante para ficar de olho no pH da sua alimentação.
 
Tudo o que ingerimos é degradado por meio do processo da digestão, transformados em microelementos e levados por intermédio da corrente sanguínea para todas as células do corpo. Depois de digeridos, tais substâncias podem dar origem a álcalis ou ácidos. O sangue tem pH que varia de 7,35 a 7,40, já na região da alcalinidade. É nessa faixa que ele mantém o equilíbrio para desenvolver bem sua função de transportar os nutrientes.

Qualquer mudança mais para a alcalinidade ou mais para a acidez afeta o metabolismo e o funcionamento do organismo e, portanto, a qualidade da pele e de seus anexos: cabelos e unhas.
 
Então se os alimentos consumidos contribuírem para manter o pH alcalino do sangue, este desempenhará perfeitamente suas funções de entregar nutrientes para todas as células, sem acarretar em desequilíbrio no metabolismo. Em contrapartida, se os alimentos consumidos contribuírem para acidificar o sangue, haverá necessidade de adaptação para cumprir sua função.
 
Então anote
 

Evitar estes:

•         Alimentos acidificantes: pão branco, carnes, ovos, alimentos gordurosos, queijos amarelos, açúcar, churrasco, frituras, bebidas alcoólicas, café, refrigerantes, doces, sorvetes, embutidos, enlatados.

Adotar estes:
 
•         Alimentos alcalinizantes: vegetais em geral (frutas e verduras), leguminosas, frutas secas, oleaginosas (castanhas, nozes), leite e iogurte desnatado.


É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br

O que você achou do novo Vya Estelar?