imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Estou com uma angústia no coração

O que eu faço com esta dor?

Por Eduardo Ferreira Santos

Resposta: A ANGÚSTIA, assim como a ANSIEDADE, o MEDO e a INSEGURANÇA, são sentimentos inerentes à condição humana.

Sentimos ANSIEDADE quando esperamos por algo que pode ou não vir a acontecer; MEDO quando algo ou alguém nos ameaça; INSEGURANÇA porque não sabemos o que está a acontecer pela frente e ANGÚSTIA quando dois sentimentos conflitantes se instalam em nossa mente.

Na verdade, tudo isso é natural em nossa vida, mas quando toma uma proporção aumentada, pode ser sinal de algum transtorno psicológico.

No caso particular da ANGÚSTIA, nós a vivemos em exaltação, causando sofrimento, quando estamos em uma situação na qual há um sentimento “X” no consciente e um sentimento “Y” conflitante com “X” no inconsciente.

Por exemplo, quando queremos e não queremos (ou não podemos) tomar uma atitude perante uma situação desagradável da vida.

Assim, se essa ANGÚSTIA que você sente a incomoda, é importante reconhecer quais são esses sentimentos conflitantes que a dominam.

Muitas vezes apenas uma psicoterapia poderá ajudá-la a encontrar o verdadeiro conflito e os caminhos possíveis para solucioná-lo!
 

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


event 07 jan, 2019

O que você achou do novo Vya Estelar?