Estou com uma angústia no coração

Por Eduardo Ferreira Santos

Resposta: A ANGÚSTIA, assim como a ANSIEDADE, o MEDO e a INSEGURANÇA, são sentimentos inerentes à condição humana.

Continua após publicidade

Sentimos ANSIEDADE quando esperamos por algo que pode ou não vir a acontecer; MEDO quando algo ou alguém nos ameaça; INSEGURANÇA porque não sabemos o que está a acontecer pela frente e ANGÚSTIA quando dois sentimentos conflitantes se instalam em nossa mente.

Na verdade, tudo isso é natural em nossa vida, mas quando toma uma proporção aumentada, pode ser sinal de algum transtorno psicológico.

No caso particular da ANGÚSTIA, nós a vivemos em exaltação, causando sofrimento, quando estamos em uma situação na qual há um sentimento “X” no consciente e um sentimento “Y” conflitante com “X” no inconsciente.

Por exemplo, quando queremos e não queremos (ou não podemos) tomar uma atitude perante uma situação desagradável da vida.

Continua após publicidade

Assim, se essa ANGÚSTIA que você sente a incomoda, é importante reconhecer quais são esses sentimentos conflitantes que a dominam.

Muitas vezes apenas uma psicoterapia poderá ajudá-la a encontrar o verdadeiro conflito e os caminhos possíveis para solucioná-lo!
 

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade