Atividade física pode prevenir insuficiência da valva mitral?

Por Milena Imaizumi

Resposta: Opa! Eu tenho!

Continua após publicidade

Como assim? Sou ativa fisicamente, faço corrida, musculação, pedalo, jogo e trabalho das 6:30 h até as 19:30h – isso mesmo, fisioterapeuta trabalha muito!

Mas, vou deixar bem claro, a atividade física NÃO previne insuficiência cardíaca nenhuma, nem do lado direito (valva tricúspide), muito menos do lado esquerdo (valva mitral).

Com o surgimento de exames clínicos e avaliações especializadas se detecta com mais prevalência e incidência as valvulopatias. Existem vários graus de regurgitação ou insuficiência valvar, tudo vai depender do seu grau de insuficiência. Consulte seu cardiologista.

O que deve ser realizado é a avaliação periódica do seu cardiologista, com autorização clínica que você está apta a realizar atividades físicas. Feito isso, procure um profissional de Educação Física credenciado pelo CREF (Conselho Regional de Educação Física) e faça exercícios físicos regulares para manter o bom funcionamento e saúde do seu coração.

Continua após publicidade

Atenção!

Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico, fisioterapeuta ou profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 

Continua após publicidade