Palestra gratuita: barras de access

Da Redação

Estudo apontou que o tratamento pode ajudar na redução dos sintomas de ansiedade e depressão.

Continua após publicidade

No próximo dia 22 de novembro, a recém-inaugurada Faculdade Inspirar São Paulo – Unidade Santo Amaro-, promove uma palestra gratuita sobre uma das terapias holísticas mais faladas do momento: Barras de Access.

Criada na década de 90 pelo norte-americano Gary Douglas, a técnica começou a ser aplicada no Brasil há aproximadamente quatro anos. A procura por terapias complementares e holísticas tem crescido muito nos últimos anos.  

Até mesmo o Sistema Único de Saúde (SUS) incluiu algumas delas, como a acupuntura, por exemplo, nos procedimentos oferecidos para os usuários.

Segundo o terapeuta holístico, André Deschamps, facilitador certificado do curso de Barras de AccessTM, ao longo da vida acumulamos pensamentos em nosso subconsciente que alteram o fluxo da nossa energia. Isso impacta na nossa percepção sobre os acontecimentos e situações da vida, criando, na maioria dos casos, crenças limitantes. O objetivo das Barras de Access é, por meio de 32 pontos na cabeça, desbloquear pensamentos, sentimentos e emoções que não nos pertencem mais e que podem estar relacionadas aos mais diversos aspectos da vida, como dinheiro, trabalho, relacionamentos, autoestima, sexualidade, entre outros, comenta Deschamps.

Continua após publicidade

O terapeuta cita um exemplo prático: uma pessoa pode ter criado crenças limitantes desde a infância sobre dinheiro, por exemplo, ao ouvir os pais dizerem que quem ganha muito dinheiro está enganando alguém. Assim, ao longo da vida, essa pessoa pode, em um nível inconsciente, não atingir a prosperidade material, já que relaciona o dinheiro com desonestidade. E é exatamente esse tipo de crença que pode ser ressignificada durante o processo de Barras, levando a pessoa a se libertar desse pensamento.

Harmonização eletromagnética e energização quântica

A terapia com as Barras de Access leva a uma harmonização eletromagnética, por meio de 32 pontos mapeados na cabeça, que são levemente tocados pelo terapeuta e há uma harmonização energética, por meio de processos de energização quântica, no início e no final do procedimento. A ideia é criar espaço para a pessoa acessar mais facilmente a sua própria consciência, a partir de perguntas, como, por exemplo, o que mais existe aqui? O que posso fazer para tornar as coisas mais fáceis?, exemplifica Deschamps.

Continua após publicidade

Ferramenta adicional

Hoje, muitos profissionais que atuam na área de saúde mental, como coachs, psicólogos e terapeutas holísticos têm usado as Barras de Access com um recurso complementar aos tratamentos tradicionais.

Ao contrário de outras terapias, é possível conhecer e aprender a aplicar a técnica em um curso com duração de oito horas, cita Deschamps.

Efeitos similares à meditação

Embora a criação das Barras de Access tenha acontecido há cerca de 30 anos, foi somente nos últimos anos que a terapia começou a chamar a atenção de alguns pesquisadores, como o neurocientista norte-americano Jeffrey L. Fannin. O pesquisador analisou e mapeou, por meio de exames de eletroencefalograma, as ondas cerebrais dos participantes antes e depois da aplicação da técnica. A pesquisa mostrou que as ondas cerebrais mapeadas antes da aplicação das Barras de Access apresentavam uma atividade normal e intensa. Logo após a sessão, a atividade das ondas cerebrais foi reduzida. O que isso quer dizer? As ondas registradas após a técnica eram semelhantes àquelas registradas em pessoas que praticam a meditação, com um alinhamento entre as ondas cerebrais e cardíacas, trazendo os benefícios de maior foco, concentração e tranquilidade, explica Deschamps.

Estudo, publicado no jornal científico Energy Psychology Journal, em 2017, mostrou que pessoas diagnosticadas com ansiedade e a depressão, que passaram pelo tratamento, apresentaram redução dos sintomas.

Como uma última curiosidade, a Comissão Especial do Direito Médico e da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 2018, recomenda as sessões de Barras de Access como uma excelente ferramenta para diminuir o estresse do dia a dia.

Serviço

Palestra Barras de Access e Consciousness

Data: 22 de novembro

Horário: 20h às 21h30

Local: Faculdade Inspirar São Paulo – Unidade Santo Amaro Avenida Adolfo Pinheiro, 2051- Santo Amaro , 350 mts do Metrô Borba Gato

Inscrições gratuitas: WhatsApp: (11) 94105-3014