Cães sentem ciúmes? Saiba os sinais

Da Redação

Se eu pegar um cãozinho para criar, meu cão antigo vai sentir ciúme? Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que desejam adotar um novo animal de estimação. E a resposta é sim, os cães podem sentir ciúme.

Continua após publicidade

O que comprova é um estudo recente publicado pela revista científica Nature: os cachorros sentem ciúme de forma parecida com o das crianças com menos de 2 anos de idade.

Há diversos sinais que indicam se o cão pode ser ciumento:

– latidos em excesso;
– arranhões no dono ou no outro animal;
– pedir carinho enquanto o tutor está agradando outro cachorro;
– rosnar.

Por isso, é importante que o dono fique atento. O especialista em comportamento animal Cleber Santos pontua que além de ciúmes de outros animais em casa, existem casos em que o cão pode se sentir incomodado com outras pessoas no local. Por exemplo, com a presença do marido de sua tutora. “O problema é que alguns tutores acham essa reação de defesa do animal um ato bonitinho, e acabam agradando toda vez que o cachorro late ou rosna para alguém que chega perto do dono dele. Esse é um grande erro, pois reforça esse comportamento ciumento do pet", avalia.

Continua após publicidade

A psicanálise também reconhece esse comportamento. O psicanalista Luiz Alberto Py já mencionou em artigo aqui no Vya Estelar sobre a presença de ciúme entre animais – veja aqui