Meu marido me xinga. Quero sair deste relacionamento, mas não consigo. O que faço?

Por Andrea Lorena

E-mail enviado por uma leitora:

Continua após publicidade

“Meu marido bebe muito e me xinga de todos os nomes e palavrões. Quero muito me separar. Mas ele diz se a Justiça o obrigar a sair de casa, que ele me mata. Não sei o que fazer. Ele bebe todos os dias e não consigo nem dormir e ando muito doente. Estou sem saber que decisão tomar. Ajude-me por favor."

Resposta: Parece-me que você se encontra num relacionamento abusivo, vale lembrar que esse tipo de relacionamento aparece de diversas formas: abuso social, abuso emocional, abuso sexual, abuso financeiro. O que eu quero dizer com “abuso” aqui é referente à dominação e submissão.

É muito comum nessas situações sentir medo de deixar a pessoa que está se comportando de forma abusiva. Você deve estar se sentindo insegura e assustada, mas é importante que você procure alguém de sua confiança com quem possa contar: amigos, familiares, colegas de trabalho…

Para sair do ciclo do relacionamento abusivo, é importante que você esteja na melhor forma da sua saúde mental, ou seja, que esteja saudável. Para tanto, se faz necessário que você busque algum auxílio psicológico, até porque você relatou que “anda muito doente”. A ideia é que você trabalhe nas sessões de psicoterapia os fatores que te fazem ficar nesse relacionamento, e se possível, traçar um plano de saída.

Continua após publicidade

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 

 

Continua após publicidade