imagem de capa

Comportamento

Carreira

10 práticas de um líder de alta performance

Desempenho em alta performance pode garantir resultados extraordinários

Por Eduardo Carmello

Líderes eficazes criam organizações inteligentes para criar vantagem competitiva sustentável. O líder sabe que o sucesso de uma organização inteligente depende da construção e da rapidez de aplicação do conhecimento, impactando e criando desejo de compra no cliente e engajamento em sua equipe, produzindo resultados acima do esperado.

Esses resultados consistentes de liderança não provém de Estilos ou da sua Personalidade e sim de práticas muito bem desenhadas e aplicadas pelos mesmos. Para garantir a aplicação e a performance do conhecimento estratégico, os líderes utilizam três áreas de atuação: traduzir o caminho estratégico, incorporar valores e capacitar talentos. A partir destas três áreas, foram detectadas as 10 práticas de gestão fundamentais para o gerenciamento exemplar do líder.

10 práticas de gestão mais impactantes para um líder de alta performance:

1 - Defina um objetivo claro

O líder antes de qualquer pessoa deve ter claro o objetivo a ser cumprido por sua equipe, isso envolve indicadores, metas, prazos e também orçamento, fazendo para si o maior detalhamento de informações possível. Tendo todos esses dados em mãos, pode então traçar estratégias para a equipe com foco maior na execução para o alcance destes objetivos.

2 - Comunique à equipe

Comunique à sua equipe de forma clara os objetivos a serem cumpridos sem deixar com que falhas na comunicação possam gerar dúvidas, comprometendo assim a realização do que foi proposto. Procure esclarecer o que não for entendido, traduzindo a linguagem de forma simplificada se for o caso.

3 - Deixe claro o que espera de sua equipe

Defina todas as regras, critérios, procedimentos específicos e expectativas de performance logo no início de cada projeto. Dessa forma, cada um saberá antecipadamente o que será cobrado, reduzindo assim a probabilidade de frustrações ou desempenho abaixo do esperado.

4 - Priorize

Elimine ambiguidades de decisão ou de prioridades, foque em um objetivo de cada vez. Assim, à medida que as etapas forem cumpridas, novas prioridades deverão ser estabelecidas, não existindo então conflito de interesses que possam dividir a equipe, reduzindo o desempenho da mesma para o alcance de dois objetivos. Quando as prioridades e decisões são bem definidas, a concentração de esforços é orientada a uma única direção de forma inteligente garantindo resultados efetivos.

5 - Assuma seu papel de líder

Envolva-se e demonstre maior engajamento em seu papel de líder, esteja atento, dê o exemplo, tenha consciência de que você está representando a empresa. Inspire a confiança dos liderados, seja congruente entre o que fala e o que faz, garantindo assim uma liderança coerente e respeitada.

6 - Desenvolva sua equipe de forma singular

Um líder deve conhecer sua equipe, sabendo identificar as necessidades de cada integrante para que assim consiga promover maior engajamento, gerenciando o desenvolvimento de todos, de forma singular e justa, garantindo uma equipe forte e comprometida.

7 - Fique atento aos sinais de equipe

Para um líder é fundamental estar atento aos sinais da equipe e saber reconhecer quando as pessoas estão sobrecarregadas. A atitude diferencial, neste caso, será a de compreensão, apoio, confirmação e reconhecimento, sendo estes fatores decisivos e de suma importância que garantem a credibilidade necessária para a realização e entrega de alta performance, sem que haja desânimo ou falta de engajamento das pessoas envolvidas.

8 - Ensine

Esteja disposto, como líder, a exercer o papel de orientador e ensinar de diversas formas. Proporcione instrução, tire dúvidas, converse e dê apoio para melhorar o desempenho de novos procedimentos e tarefas.

9 - Promova um espaço de conhecimento

Construa um espaço de troca de informações e conhecimento onde todos possam se sentir à vontade para propor ideias, debater melhorias e sugerir ações para a resolução de problemas. Quando existe esse espaço, as ações tornam-se mais efetivas, pois os envolvidos sentem-se mais atuantes e participativos no processo da construção do conhecimento.

10 - Verifique as ações

Verifique constantemente o curso das ações dos processos e atividades estratégicas. Quando existe esse tipo de acompanhamento, os envolvidos sentem que podem contar com o líder como uma forma de apoio para o alcance dos objetivos. O acompanhamento também possibilita a identificação de falhas no processo de execução com maior antecedência e também o redirecionamento de ações quando estas forem necessárias.

Quando o líder sabe o que realmente espera de sua equipe e manifesta isso de forma clara, embasado em conhecimento, a todos os envolvidos, os relacionamentos melhoram, a ação fica mais eficaz e ajustada a estratégia, resultando em desempenho de alta performance garantindo assim, resultados extraordinários.


Diretor da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos, consultor e palestrante entre os 5 mais reconhecidos do país, segundo o Top of Mind de RH do jornal O Estado de S. Paulo. Autor dos livros Resiliência: a transformação como ferramenta para construir empresas de valor (2008, Editora Gente) e Supere: a arte de lidar com as adversidades (2004, Editora Gente).

O que você achou do novo Vya Estelar?