DESTAQUES

Consciência: uma questão humana ainda sem resposta

Ricardo J.A. Leme 12/12/2018 AUTOCONHECIMENTO
Consciência: uma questão humana ainda sem resposta
Fonte: imagem Pixabay
No entendimento da tradição, que não conta com os votos da ciência moderna, realidades descritas como mente e consciência não resultam de fisiologia cerebral...

Por Ricardo J.A. Leme

A consciência é uma questão humana ainda não solucionada. Quem sabe a mais profunda delas?

No momento atual a ciência a define como: condição de estar perceptivo ao que nos circunda, à própria existência e autopercepção.

Mas afinal, a consciência é uma secreção cerebral, assim como o suco gástrico para o estômago, a bile para o fígado e a urina para os rins, ou o cérebro é antena que recebe e interpreta o conteúdo da consciência?

Para a ciência convencional, o pensamento consciente se assemelha a uma “secreção”, é entendido como um fenômeno emergente. Fenômenos assim designados ocorrem quando uma população grande de células inter-relacionadas leva ao aparecimento de uma função de ordem superior àquela que as células desempenham quando isoladas ou em menor número. Nesse modo de explicação, em decorrência da ação de milhões de sinapses cerebrais entre neurônios, a consciência surge, emerge. (Sobre isso leia mais no livro: The Emerging Physics of Consciousness – Tuszynski, Jack A.).

No entendimento da tradição, que não conta com os votos da ciência moderna, realidades descritas como mente e consciência não resultam de fisiologia cerebral, senão dizem respeito a esferas superiores de nosso ser, como que outro corpo ou veículo, que apenas utiliza o cérebro físico para sua manifestação. Nesse modo de interpretação, o cérebro é apenas antena para pensamentos e a consciência um fenômeno de outra ordem que ancora ao cérebro e se traduz conforme nós a vivenciamos enquanto lemos esse texto, por exemplo.

No desenho “A viagem de Chihiro”, de Miyazaki, a fala: “Quando você conhece uma pessoa, nunca se esquece dela mesmo que você não lembre”, temos um material interessante para meditar sobre a consciência enquanto aguardamos saudosos nosso encontro “face a face”.




TAGS :

    consciência, mente, autoconhecimento, autopercepção

Ricardo J.A. Leme

Médico Neurocirurgião pelo HCFMUSP Doutor em Neurociências pelo ICBUSP Graduado em Física pela USP Especialista em Medicina Antroposófica pela ABMA Autor do livro e do blog: Saúde é Consciência Meu blog: http://saudeconsciencia.blogspot.com



ENQUETE

Você desempenha seu trabalho com fé?







VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.