Alimentos que aumentam a produção de gases intestinais

Por Tamara Mazaracki

Alimentos FODMAP aumentam a produção de gases e podem piorar os sintomas do intestino irritável!    
                           
FODMAP é a sigla para Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis Fermentáveis. Estes são tipos de açúcares encontrados em uma grande variedade de alimentos,  e podem ser de difícil absorção pelo intestino delgado para algumas pessoas. Mal digeridos, eles vão parar no intestino grosso onde são fermentados por bactérias, produzindo gases, muitos gases, e dor. Diversos estudos mostram que os FODMAPs contribuem para os sintomas associados à síndrome do intestino irritável.
.
A lista de alimentos com alto FODMAP é grande, sendo os principais leite (de vaca, cabra ou ovelha), sorvete, iogurte, queijo fresco e cremoso (ricota, cottage, cream cheese); soja e leite de soja; pães, massa, bolos e biscoitos contendo trigo e centeio; cebola, alho, beterraba, brócolis, repolho, couve, alho-poró, quiabo, couve-flor, alcachofra, aspargo; ervilha, grão de bico, feijão, lentilha; maçã, pera, pêssego, manga, melancia, nectarina, cereja, abacate, frutas secas; mel, frutose, xarope de milho, adoçantes manitol, sorbitol, xilitol.
.
É importante lembrar que cada pessoa tem a sua sensibilidade particular a algum tipo de carboidrato, seja ele oligo, di ou monossacarídeo. Além disso, a lista de alimentos com baixo FODMAP é bem generosa (no próximo post).

Continua após publicidade

O procedimento consiste em retirar os alimentos ricos em FODMAP por 6 a 8 semanas, e é possível observar uma melhora dos sintomas já na primeira semana. Após a dieta de exclusão, faz-se a reintrodução dos alimentos de forma gradual, para avaliar a tolerância individual.